TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CESTODEOS E NEMATODEOS

Artigo: CESTODEOS E NEMATODEOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  6.506 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Fazem parte da classe dos cestodeos, apenas animais endoparasitas obrigatórios. Reúne principalmente as tênias ou solitárias, chamadas dessa forma, pois, ao se fixarem ao hospedeiro, liberam substâncias impedindo outras se fixarem. A Taenia saginata tem como hospedeiro intermediário o boi, já a Taenia solium evolui até a fase da larva no porco. Elas têm notável preferência por esses hospedeiros intermediários específicos, não admitindo "trocas". Mas ambas concluem a sua evolução no mesmo hospedeiro definitivo, o homem.

As tênias podem atingir, no intestino humano, de 2 a 8 metros de comprimento. O corpo é dividido em 3 partes: cabeça (ou escólex), colar e estróbilo. A cabeça possui ventosas para a fixação, sendo que a Taenia solium apresenta ainda uma região anterior (rostrum) com ganchos, sendo essa a diferença básica entre elas. O colar fica logo abaixo do escólex e origina o estróbilo, maior parte do corpo, apresentando-se formado por centenas de segmentos, os anéis ou proglotes, por estrobilização. Os cestodos não apresentam sistema digestivo, recebendo o alimento já digerido pelo hospedeiro a partir da incorporação pela superfície de seu corpo.

Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.

Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.

OBJETIVO

Observar as diferentes morfologias de vários tipos de cestodeos e nematódeos.

METODOLOGIA

• Colocar a lâmina no microscópio;

• Observar e desenhar os diferentes parasitas.

RESULTADOS E CONCLUSÃO

Conclui-se que os diferentes tipos de cestodeos e nematódeos possuem características parecidas mas também diferentes, incluindo mudanças de morfologia de acordo com o sexo e tipo de parasita.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com