TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula pratica de cestodeos e nematodeos

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Bacharelado em Nutrição

Disciplina: Bromatologia

Professora: Helen Diana dos Santos Luz Rolim

ÍNDICE DE ABSORÇÃO EM ÁGUA E ÍNDICE DE SOLUBILIDADE DE ÁGUA

Thatyane Campos dos Santos

CAXIAS-MA

MAR/ 2015

Thatyane Campos dos Santos

        

ÍNDICE DE ABSORÇÃO EM ÁGUA E ÍNDICE DE SOLUBILIDADE DE ÁGUA

Trabalho entregue à disciplina de Bromatologia do Curso de Nutrição da FACEMA como objetivo de obtenção parcial de notas .

Prof: Helen Diana dos Santos Luz Rolim

CAXIAS –MA

MAR/2015

INTRODUÇÃO

O amido é um abundante carboidrato de reserva dos vegetais, constituindo-se também em uma importante fonte energética para alimentação humana. A capacidade de inchamento do amido e a relação amilose/amilopectina são os dois principais fatores que afetam a qualidade, como o do macarrão de arroz(LINDEBOOM; CHANG; TYLER, 2004).

As principais propriedades funcionais do amido extrusado e disperso em água são a absorção e a solubilidade. Como é conhecido, o amido nativo não absorve água a temperatura ambiente, sendo sua viscosidade praticamente nula. Entretanto, o amido extrusado absorve água rapidamente formando uma

Pasta a temperatura ambiente, a qual é formada por macromoléculas solubilizadas e também inclui partículas intumescidas por água (gel)(LUSTOSA, LEONEL, MISCHAN, 2009).

O Índice de Absorção em Água (IAA) indica a quantidade de água absorvida pelos grânulos de amidos de uma determinada amostra submetida a um tratamento térmico, sendo que uma alta capacidade de absorção de água em farinhas é desejável para o preparo de sopas, mingaus e pudins instantâneos. Reflete a capacidade de integralidade da estrutura amilácea após o processo de extrusão. A capacidade de absorção de água do material amiláceo cru é geralmente elevada a partir do momento em que se aplica calor, em meio úmido durante o processamento, por meio do processo de gelatinização(TORRES et al, 2005).

Diante do exposto, o desenvolvimento deste relatório teve como objetivo determinar o índice de absorção de água(IAA), utilizando como amostra o amido de milho e caracterizando-o quanto a esse método empregado.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

METODOLOGIA..................................................................................................2

RESULTADOS E DISCUSSÃO..........................................................................3

CONCLUSÃO ....................................................................................................4

REFERÊNCIAS

        METODOLOGIA        

A aula prática foi apresentada no Laboratório de Bromatologia. Para a realização da mesma, foi utilizado como materiais: centrífuga, balança analítica, agitador mecânico, béqueres e amido de milho comercial (Maizena).

O procedimento seguiu-se com a pesagem de 2,5 gramas da amostra de amido de milho na balança analítica. Foi adicionado 30 mL de água à 30°C que foi aquecido em um agitador mecânico e logo após colocado na centrífuga à 3000 rotações por minuto. Sendo realizada duplicadas o gel obtido foi pesado, e o índice de absorção de água(IAA).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com o procedimento citado anteriormente, obteve-se os resultados abaixo para o peso do gel que será utilizado no cálculo do IAA, sendo esse valor encontrado retirando o peso do tubo com béquer pelo peso do tubo com o gel.

Cálculo:

IAA=      IAA== 1,108    IAA= =1,217[pic 2][pic 3][pic 4]

Então, calculando o índice de absorção de água, utilizando a média encontrada como peso do gel tem-se: IAA = IAA está relacionado com a disponibilidade de grupos hidrofílicos (-OH) em se ligar às moléculas de água e à capacidade de formação de gel das moléculas de amido. São explicados pelas interações amido-água e são importantes na avaliação da adequabilidade do uso de produtos amiláceos extrusados em soluções. Assim, as alterações do amido no extrusor dependem dos parâmetros do processo tais como velocidade e configuração do parafuso, temperatura, taxa de fluxo do material, configuração da matriz e das características do material (LUSTOSA; LEONEL; MISCHAN, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com