TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLAE Com Fase Estacionária Quiral

Dissertações: CLAE Com Fase Estacionária Quiral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

CLAE com Fase Estacionária Quiral

A quiralidade é um fenômeno presente em todo o universo, sendo uma característica de um grande número de processos biológicos. Diz-se que um objeto ou molécula é quiral quando ele não pode ser sobreposto à sua imagem especular. Enantiômeros são compostos quirais que possuem características físico-químicas idênticas, mas diferenciam na capacidade de desviar o plano da luz polarizada quando uma solução de cada um deles é submetida a um equipamento denominado polarímetro. Essa propriedade é conhecida como rotação óptica, e distingue os enantiômeros em substância levorrotatória (-) e dextrorrotatória (+). A obtenção de enantiômeros puros representa um grande desafio à química moderna devido às propriedades termodinâmicas similares dos mesmos e a cromatografia líquida de alta eficiência utilizando fase estacionária quiral (CLAE-FEQ) tem sido uma ferramenta essencial nesse aspecto.

Para separação dos enantiômeros por CLAE-FEQ, eles inicialmente formam complexos diastereoisoméricos (diastereoisômeros são isômeros ópticos que não são imagens especulares um do outro). A separação depende da interação reversível dos complexos diastereoisoméricos entre os dois enantiômeros e um agente complexante quiral denominado seletor quiral. O seletor quiral é ligado a um suporte cromatográfico (partículas de sílica porosa) preferencialmente de forma covalente ou por adsorção. O sucesso da separação depende consideravelmente de uma fase estacionária quiral que interaja mais fortemente com um dos enantiômeros. Por isso, uma ampla variedade de moléculas quirais, tanto de origem natural quanto sintética, tem sido utilizada como FEQ, incluindo polissacarídeos, proteínas e glicopeptídeos macrocíclicos.

A fase móvel também desempenha um papel significativo na determinação da enantiosseletividade por CLAE-FEQ. Nessa técnica, a eluição dos analitos pode ser realizada em fase normal, fase reversa e polar orgânica, dependendo das características da amostra e do tipo de seletor quiral utilizado. A decisão na escolha da fase móvel e a otimização de métodos de separação para enantiômeros devem levar em consideração alguns parâmetros como a polaridade dos analitos e da fase estacionária, bem como o pH e a força eluotrópica da fase móvel. Tais características são determinantes para o estabelecimento das interações entre o analito e a fase estacionária. Outro fator comumente utilizado nesse processo analítico é a temperatura. Devido às múltiplas interações nos sítios quirais, a energia cinética de adsorção-desorção entre o analito e a fase estacionária é baixa. O aumento da temperatura nesse caso pode melhorar esse fator.

O dispositivo final considerado na análise por CLAE-FEQ é o detector, o qual pode ser específico para detecção de compostos enantiômeros, como os polarímetros, detector por dispersão óptica rotatória e dicroísmo circular, ou ainda outros detectores como UV e espectrometria de massas. Atualmente, a CLAE-FEQ é considerada a técnica mais utilizada para obtenção de enantiômeros com elevado grau de pureza óptica e tem sido uma ferramenta importante no setor agroquímico, e em especial na pesquisa farmacêutica, no desenvolvimento de novos medicamentos e na análise e separação de medicamentos racêmicos. Mais de 100 colunas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com