TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETÂNEA AMBIENTAL - FERRAMENTAS E CASES SUSTENTÁVEIS.

Pesquisas Acadêmicas: COLETÂNEA AMBIENTAL - FERRAMENTAS E CASES SUSTENTÁVEIS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

COLETÂNEA AMBIENTAL – FERRAMENTAS E CASES SUSTENTÁVEIS.

1. Ecoconcepção: design, ética e sustetabilidade ambiental

Design elemento mediador das relações entre produtos ambientalmente sustentáveis e as determinantes dos conceitos éticos e ambientais.

A ecoconcepção consiste em projetar o sistema produto, desde os inputs (matérias-primas e energia) até os outputs (resíduos industriais, componentes e o próprio produto em fim de vida). O designer como agente modificador e unificador das diversas realidades multiculturais e globalizadas, que convergem e compõem as estruturas da era pós industrail em que está inserido.

A sobrevivência humana na sociedade atual e em sociedades futuras depende da capacidade produtiva dos ecossistemas que compõem a natureza. A contenção da deteriorização do meio ambiente provocada pelas ações humanas depende de três variáveis: a população, a procura do bem-estar humano e a ecoeficiência das tecnologias aplicadas. Nas próximas décadas, será necessário construir um novo modelo para os sistemas de produção e consumo.

O design sintetiza o que é tecnicamente possível com o ecologicamente viável. Para designar a cultura projetual, utiliza-se o termo ecodesign ou ecocencepção. Considerando as possíveis interferências do design no projeto, deve-se atentar para a complexidade de produtos e serviços ecologicamente aceitáveis em um panorama cultural e comportamental despreparado para a aceitação de novos valores. Propor o desenvolvimento do design para a sustentabilidade significa capacitar o sistema produtivo para corresponder à expectativa social de bem estar, utilizando uma quantidade de recursos ambientais consideravelmente inferior aos níveis praticados.

Reduzir a utilização de materiais, miniaturizar os produtos e simplificar a estrutura formal do produto são estratégias que podem minimizar a utlização dos recursos naturais. Da mesma forma, a redução do consumo de energia do produto durante sua vida útil. As estratégias para redução dos impactos ambientais podem também contribuir para melhorar a performance ambiental do produto em todas as fases do ciclo de vida.

2. Comunicação empresarial para produtos ambientalmente adequados

Setores empresariais estão direcionando suas atividades para o uso de estratégias verdes, adotando o conceito de desenvolvimento sustentável como paradigma-mor. Responsabilidades sociais e ações organizacionais que visem aos sistemas ecológicos são modificações de valores muito significativas diante do atual contexto ambiental.

A sustentabilidade para o desenvolvimento econômico requer planejamentos e programas de ação dotados de acentuada responsabilidade social. A valorização dos esforços das organizações engajadas na busca de soluções ambientais somente se verificará em uma perspectiva a longo prazo. Para efetividade dessas ações mercadológicas, o escopo dessas atividades corporativas necessitaria ser frequentemente divulgado ao público para provocar efeitos aprendizados sobre o sentido das atuações organizacionais focadas nesses cuidados.

A natureza continua sendo vista como fornecedora de infinitos recursos materiais e energéticos, mas à medida que problemas ambientais foram surgindo, o fator tecnológico passou a ser considerado uma espécie de panacéia, que iria superar os problemas decorrentes da industrialização e do crescimento demográfico.

3. Gestão Ambiental no Segmento Hoteleiro

No segmento hoteleiro, há necessidade de melhorar a gestão ambiental, a apartir de ações como a redução do consumo de energia elétrica, substituição de energia elétrica pela solar, redução do consumo de água, implantação do uso de efluentes (ETE) e sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O desafio é incorporar a gestão ambiental no segmento hoteleiro como sendo responsabilidade ambiental e social.

4. Gestão Ambiental com Apoio da Cartografia e Geoprocessamento

A aplicação da cartografia e do geoprocessamento na gestão ambiental é muito grande, sendo mais comum a sua utilização em estudos de planejamento geral, podem ser aplicados para casos de maiores detalhes, como por exemplo, o monitoramento de árvores individuais.

5. Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com