TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Ensaios: CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Será apresentada contabilidade industrial e suaimportância para a indústria, é necessário a contabilização de tudo com muita eficiência para que a empresa possa ter lucro.

Quais os objetivos da contabilidade de custo, para atender as normas legais, como o pagamento de impostos, taxas, a escrituração dos livros contábeis e fazer o controle de mercadoria para a venda.

Também as termologias da contabilidade industrial e de custo que serve para facilitar e auxiliar para a pratica contábil.

2 DESENVOLVIMENTO

Será apresentada a contabilidade na indústria, desde os gastos, despesas, perdas e lucro, quantos custa para contabilizar seus custos, e assim, manter-se dando lucro e em dia com seus deveres e obrigações fiscais.

2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

A contabilidade ira determinar na indústria o custo dos produtos vendidos, o estoque de produtos que esta em elaboração, o estoque de produtos acabados e o estoque de insumos.

2.1.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

A contabilidade atual esta em processo de transformação e adequação as novas exigências da sociedade, atualizando-se na mudança exigida pela globalização do mercado e de novas tecnologias. Um dos assuntos mais atuais na contabilidade é o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade e a tributação e a burocracia em nossos pais.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte em nosso próprio pais agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente de outro pais, mais um controle e assessoramento contábil eficiente pode fazer a diferença.

2.1.2 CONTABILIDADE X INDÚSTRIA

Na indústria a contabilidade tem o objetivo de diminuir o custo operacional da empresa, visamelhorar a produtividade, nas relações da empresa com os órgãos governamentais, clientes e fornecedores. Escrituração dos livros contábeis, diário, razão e caixa.

A contabilidade também faz o acompanhamento dos livros fiscais, registros de entrada e saída, apuração do ICMS, apuração do PIS e registro de inventários.

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTO E CONTABILIDADE INDÚSTRIAL

A contabilidade de custo não apenas determina o custo do produto, mas também auxilia nas informações de custo que ela produz.

Para VANDERBECK e NAGY, a contabilidade de custo fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa par controlar as operações atuais e planejar para o futuro, nessa visão a contabilidade de custos já deixa de ser meramente uma ferramenta para mensurar estoques e passa a ser uma fornecedora de informações para a tomada de decisão, auxiliando a empresa no planejamento e controle da atividade empresarial.

A contabilidade industrial é a contabilidade que é aplicada nas indústrias, a contabilidade industrial é a contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.

2.2.1 PRINCIPAIS OBJETIVOS (AUXÍLIO) DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custo tem o objetivo de atender as exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividades e avaliação de estoque, conhecer os seus custos para a tomada de decisões e o exercício de controle de estoque.

2.2.2 IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Para NOGUEIRA, Daniel Ramos, a contabilidade de custos, custos e despesas tem significados bem distintos.

Gasto é a compra de um produto ou serviço. Custo é todo gasto incorrido sobre a produção de um bem o na prestação de umserviço. Despesa é um bem ou serviço consumido para obter receitas. Perda é o consumo de bem ou serviço de forma involuntária, sem que empresa desejasse. Desembolso é o pagamento pela aquisição de bem ou serviço. Investimento são gastos que a empresa incorre visando por meio deles a obter benefícios nos períodos futuros.

2.2.3 DISCORRA SOBRE A EQUIVALENTE DE PRODUÇÃO NAS EMPRESAS INDÚSTRIAS.

Para MARTINS, é um artifício para se poder calcular o custo médio por unidade quando existem produtos em elaboração nos finais de cada período, significa o numero de unidades que seriam totalmente iniciadas e acabadas se todo um certo custo fosse aplicado só a elas, a invés de ter sido usado para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras.

2.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Para OLIVEIRA (2007, pag. 06), define sistema de informação como um conjunto de partes intera gentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Principalmente auxiliar a contabilidade, para sua praticidade, rapidez e também para calcular os impostos e taxas e assim facilitar nos registros contábeis.

2.3.1 A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAL EM CONTABILIDADE

São tantas as vantagens do uso da informática na área contábil, que se confundem com a própria vantagem da informática aplicada de forma geral nas empresas.

OLIVEIRA, elenca algumas delas.

Aumento da produtividade: velocidade no processamento de informações.

Melhoria da qualidade dos serviços: impressão precisa e informações mais confiáveis.

Motivação do pessoal da área: maior produtividade devido o trabalho menos estafante.

Facilidade para leituraprévia de relatórios: leitura dos documentos, e correção pontual em casos de problema, antes da impressão.

Rapidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com