TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Pesquisas Acadêmicas: CONTABILIDADE AVANÇADA I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  9.210 Palavras (37 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO PRESENCIAL DE BARRA DO CORDA – MARANHÃO

TUTOR PRESENCIAL: VICTOR

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Barra do Corda (Ma), 04/04/2014

RELATÓRIO

Relatório apresentado para fins de avaliação da Disciplina de Contabilidade Avançada I, sob a orientação da Professora MSc. Iara S. Marchioretto, do Curso de Ciências Contábeis, da ANHANGUERA-UNIDERP INTERATIVA.

SUMÁRIO

01 - Introdução 04

02 - Desafio 05

03 - Aplicação de Recursos em títulos e Valores Mobiliários e outros Ativos 05

04 - O que são Títulos de Crédito? E qual a Classificação Contábil 11

05 - O que são Valores Mobiliários? E qual a Classificação Contábil 13

06 - O que são Aplicações Financeiras? E qual a Classificação Contábil 14

07 - O que são Investimentos? E qual a Classificação Contábil 15

08 - Societária – Incorporação, Fusão e Cisão em Empresas 16

09 - Contabilização do Imposto de Renda e Contribuição Sindical – IR Diferido 25

10 - Juros sobre o Capital Próprio 35

11 - Conclusão 38

12- Bibliografia 40

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a avaliação da disciplina Contabilidade Avançada I e por está ferramenta como elaborar uma lista de verificação e uma apresentação das formas de contabilização com assuntos da Contabilidade Avançada.

A proposta apresentada através do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Contabilidade Avançada I foi de pesquisa, como método de aprendizado nos levando a uma melhor compreensão da disciplina.

Análise da Contabilidade Avançada I é à base de todo o estudo desenvolvido.

O assunto tratado nas aulas pelo Professor de forma homogênea contribui para o entendimento inicial da disciplina Contabilidade Avançada I, que foram ministradas de forma clara e objetiva.

Neste trabalho estaremos representando o que se envolvem ao tema em discussão, os seus tipos mais conhecidos, como se classificam e também como são contabilizados e avaliados. Hoje as empresas que sabem administrar bem seus resultados ou mesmo os lucros ou um dinheiro que não irá ser utilizado de imediato procuram uma forma de fazê-lo render para que não se desvalorize. Esse recurso que por ventura só será utilizado, por exemplo, daqui alguns meses podem fazê-lo render confiando-o a um investimento que por ser a curto ou médio prazo é chamado de temporário capaz de trazer rendimentos significativos.

A maioria das empresas investe em aplicações temporárias podendo ser em ações, ouro, debêntures, e outras formas de investimentos que ajudam nos resultados de forma imediata, mas porém há investimentos que por sua forma só renderão juros só após um largo tempo, sendo assim são classificados de investimentos a longo prazo.

CAPÍTULO 1

DESAFIO

A equipe de trabalho deverá elaborar uma lista de verificação e uma apresentação das formas de contabilização com assuntos da Contabilidade Avançada.

Objetivo do Desafio

Pesquisa e produção de uma lista de verificação e uma apresentação com os conceitos elementares e formas de contabilização com assuntos referente à Contabilidade Avançada.

CAPÍTULO 2

ETAPA 1

“Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos”.

Nas demonstrações brasileiras esta conta representa aplicações de recursos financeiros em títulos, valores mobiliários e outros direitos disponíveis no mercado resgatáveis em determinados períodos de tempo, com o objetivo de compensar perdas inflacionárias com as disponibilidades obtendo resultados derivados de receitas financeiras ou de lucros com a negociação desses ativos. As demonstrações dos demais países membros do bloco econômico, representam também essas aplicações, porém incluem outros valores, como investimentos em outras sociedades, imóveis e propriedades etc. Além dessas diferenças, na Argentina esta conta é denominada apenas por Investimentos, e seu caráter temporário se observa por estar registrada no grupo Ativo Circulante. Com a complementação da denominação e pequenas mudanças de conceitos é possível a harmonização deste item. As empresas, dentro de uma sadia política financeira, procuram aplicar os excessos de disponibilidades que têm, em relação às necessidades imediatas ou em curto prazo, em títulos e valores mobiliários resgatáveis dentro do período em que prevêem sua necessidade. Tais aplicações são muito importantes para as empresas, particularmente devido aos efeitos inflacionários causados aos recursos mantidos em caixa e bancos e às altas taxas de juros vigentes no mercado. (IUDÍCIBUS, MARTINS, GELBCKE, p. 90, 2003). Os investimentos temporários podem ser representados por direitos, tais como: títulos de crédito, ações, ouro (certificados de custódia) etc. Tais investimentos são classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo de acordo com a intenção da empresa e a data pactuada do resgate. Normalmente as empresas procuram utilizar o excesso de disponibilidade aplicando em investimentos de liquidez imediata, ou a curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com