TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Monografias: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................

3

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 4

2.1 Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade................................... 4

2.2 Regime de Apuração........................................................................................ 5

2.3 Métodos de Avaliação de Estoques.................................................................. 6

2.4 Operações com Mercadorias e Impostos......................................................... 7

2.5 Operações Financeiras..................................................................................... 9

2.6 Demonstrações Contábeis................................................................................ 11

2.7 Contabilidade e suas Perspectivas...................................................................

12

3 CONCLUSÃO

14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo tratar dos conceitos da contabilidade comercial junto a empresa comercial Línea Comércio de Móveis ltda, que produz e comercializa diretamente ao comércio varejista, mesas e cadeiras em dois formatos: Mesas Executivas Job 9000 e Cadeira Executiva 2000.

Também esclarecer e simplificar conceitos comercial da contabilidade, como os princípios contábil, regime de apuração, métodos de avaliação de estoques, operações com mercadorias e impostos, operações financeiras, demonstrações contábeis e a contabilidade e suas perspectiva diante de uma empresa comercial.

A entidade apresentada apresenta móveis de alta qualidade, com matéria prima adequada para suprir as necessidades de mercado de forma a garantir o bem estar de seus clientes, e tem como finalidade ser uma empresa bem sucedida, buscando ser reconhecida no mercado e crescer mutuamente em pró a otimização dos lucros, para isso ela adota técnicas contábeis para a administração e para a obtenção de lucros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

A empresa comercial Línea Comércio de Móveis vai trabalhar dentro dos princípios:

A) Entidade:

O patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual. A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas. Este princípio afirma a autonomia patrimonial, evidenciando que este não se confunde com aqueles de seu sócios ou proprietários, no caso de sociedades ou instituições.

O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil.

B) Continuidade:

O princípio da continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.

As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se a intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, a base deverá ser divulgada.

C) Competência:

O princípio da competência determina que as receitas e as despesas sejam reconhecidas nos períodos a que se referem independentemente do recebimento ou pagamento.

O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro. Dessa forma, apresentam informações sobre transações passadas e outros eventos que sejam mais úteis aos usuários na tomada de decisões econômicas.

2.2 REGIME DE APURAÇÃO

Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.

Assim, são dois os regimes contábeis que a empresa ira trabalhar que são conhecidos por disciplinar a apuração do Resultado do Exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.

A) Caixa

Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores. Por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa. O Regime de Caixa somente é admissível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com