TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho Escolar: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

Porto Nacional To

2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis para as disciplinas de

Orientador:

Tutora Eletrônica:

Porto Nacional TO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE (ENTIDADE, CONTINUIDADE E COMPETÊNCIA)

3. REGIME DE APURAÇÃO (CAIXA E COMPETÊNCIA)

4. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (CONCEITOS) (PEPS, UPES, CUSTO MÉDIO PONDERADO)

5. OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS (RECONHECIMENTO DA RECEITA; DEDUÇÕES DA RECEITA; IMPOSTO E CONTRIBUIÇÕES NA COMPRA E VENDA (ICMS, PIS, COFINS)................................................................................

6. OPERAÇÕES FINANCEIRAS (CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA E TAXAS EQUIVALENTES

7. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( BALANÇO PATRIMONIAL E DRE)

8. CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS............................................................

9. CONCLUSÃO.............................................................................................................

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A função principal das empresas comerciais é servir de mediadora entre o produtor e o consumidor. É necessário que essa mediação de bens e produtos ocorra com a finalidade de obtenção de lucros.

As atividades comerciais (ou mercantis) são exercidas por pessoas denominadas de agentes do comércio, os quais praticam atos de comércio.

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.

A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.

As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

Pode-se dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.

O estudo da Contabilidade é importante para que se possam entender os conceitos contábeis para uma análise ampla sobre o que diz respeito a dados financeiros, planejamento e controle de uma empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

A contabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático. Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos, diversas opções foram efetuadas, numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade. Assim, os princípios são a exteriorização de critérios aceitos pela maioria dos contadores.

Para melhor se entender a amplitude, ou seja, a área de abrangência dos princípios fundamentais de contabilidade, é essencial tecer algumas considerações acerca da etimologia da palavra “princípios”.

Preliminarmente, consultando o dicionário Aurélio, obtivemos que princípio é preceito, regra, lei. Consta ainda que preceito é norma, ensinamento, doutrina; e que regra é aquilo que regula, dirige, rege ou governa.

Pode-se então inferir que princípio é aquilo que está determinado pela razão, pela lei ou pelo costume.

Outro conceito bastante interessante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com