TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTRÁBEIS

JOAQUIM DE ABREU BEZERRA

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR como requisito parcial para a obtenção de média Trimestral na disciplina de Contabilidade Comercial.

Orientador: Prof.ª Regiane Moraes

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE...............5

REGIME DE APURAÇÃO........................................................................................6

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO ESTOQUES............................................................. 7

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS IMPOSTOS.................................................9

OPERAÇÕESFINANCEIRAS................................................................................10

DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS........................................................................11

LESGISLAÇÃO PROFISSIONAL..........................................................................12

1-INTRODUÇÃO

Iremos abordar á contabilidade comercial, suas características e conteúdo, tais como compra e venda de mercadorias e seus respectivos impostos ICMS, PIS e COFINS. Também verificaremos algumas formas de controle de estoques, onde e como aplica-las. Aprenderemos a diferença entre os Regimes de caixa e competência, sobre as demonstrações contábeis como o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício (DRE). E por fim veremos sobre legislação profissional e o que determina sobre a profissão do contador, e a entidade do CRC e suas atribuições. A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.

1-DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE:

Atualmente existem inúmeras normas técnicas de contabilidade a serem rigorosamente observadas, no processo de elaboração da Escrituração Contábil e no preparo das Demonstrações Contábeis; contudo, vale ressaltar que os Princípios de Contabilidade preexistem às normas, além de constituírem a espinha dorsal de um sistema contábil organizado e representarem a essência da ciência contábil.

1.1-PRINCÍPIO DA ENTIDADE:

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aquele dos sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

1.2-PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE:

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.

1.3- PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA:

O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão Até 30 de junho de 1999, à pessoa jurídica, optante pelo regime de apuração do imposto de renda com base no lucro presumido, era permitido apurar a contribuição para o PIS/PASEP pelo regime de competência ou de caixa, atendidas as normas

2-REGIME DE APURAÇÃO

estabelecidas na IN SRF n° 104, de 24 de agosto de 1998. A partir da entrada em vigor da Medida Provisória nº 1.858-6, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com