TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Casos: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Fatos contábeis ocorridos em Maio/2014 INVENTÁRIO PERMANENTE – CONTROLE DE ESTOQUES

O Inventário Permanente - caracteriza pela sua constante movimentação, cada vez que há uma entrada ou saída. Debita-se Estoque de Mercadorias e Credita-se Caixa e ou Banco Conta Movimento, dependendo do caso. O Controle de Estoque, utiliza diversos métodos, sendo o aqui aplicado o Custo Médio Ponderado Móvel.

cada venda, portando a cada movimentação de compra e venda de mercadorias, bem como devoluções ocorridas temos que saber o custo para que possa baixar ou integrar novamente o respectivo custo aos estoques.

Vendas anuladas ou devoluções de vendas – As mercadorias que forem entregues ao comprador, e estiverem em desacordo com o pedido inicial, por defeito de fabricação, por estarem fora das especificações técnicas ou, ainda, por entrega fora do prazo, podem ser objeto de abatimento concedido pelo vendedor. Caso não chegue a um acordo, a mercadoria pode ser objeto de devolução total ou parcial, acompanhada de nota fiscal de devolução. Esse fato deve ser contabilizado, tanto na empresa vendedora quanto na empresa adquirente.

Na apuração do resultado do exercício, devem ser excluídas do total as vendas canceladas e as devoluções de vendas. É utilizada para isso uma conta própria, denominada devolução de vendas, de saldo devedor, redutora da receita bruta de vendas. No momento da apuração do resultado bruto, seu saldo deve ser transferido para a conta de Vendas, tornando-a, então, líquida das devoluções. A devolução correspondente à anulação dos valores registrados anteriormente como receita bruta.

Devolução de venda ou venda anulada é uma conta devedora que deve ser utilizada quando ocorre uma devolução de venda efetuada pela empresa.

Tais devoluções não devem ser deduzidas diretamente da conta de vendas, mas registrada nessa conta devedora específica. Esse tratamento é útil para fins internos, no acompanhamento do volume das vendas efetuadas, mas devolvidas posteriormente pelos clientes.

Quando a empresa receber, em devolução, mercadorias vendidas no próprio período, a contabilização será efetuada sendo considerados os mesmos valores unitários relativos à venda. É comum as empresas receberem dos seus clientes, em devolução, o total ou parte das mercadorias a eles vendidas, por motivos desconhecidos no momento das vendas.

O registro da devolução de uma venda será efetuado tomando como base os valores d venda anteriormente efetuada e o retorno ao estoque deve ser feito pelo próprio valor atribuído como custo a essas mercadorias quando de sua baixa por ocasião da venda.( PROENÇA, 2009, p. 16 e 17 )

4 CONTABILIZAÇÃO

Transcrevendo o passo a passo dos procedimentos da Contabilização dos Fatos Contábeis ocorridos em Agosto de 2011.

4.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA:

Admitimos que a referida importância aplicada foi transferida de uma disponibilidade em conta deposito;

D – Banco c/Aplicações Financeira - AC

C – Bancos c/Movimento – AC

4.1.1 RENDIMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com