TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE INTERCÂMBIO

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE DE INTERCÂMBIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

CONTABILIDADE DE CUSTOS

5º SEMESTRE

Professor: Andreliza

Angélica C. da Silva Rodrigues RA: 5710142155 – 5º Adm.

Jeferson Ricardo Megiato RA: 5544126122 – 5º Adm.

Jéssica Alessandra Margutti RA: 5313976652 – 5º Adm

Fabio Gomes Felix júnior RA: 1299927539 – 5° Adm

Jéssica Justino Spanha RA: 8963220081 – 5° Adm

SANTA BÁRBARA D’ OESTE

MAIO – 2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................................01

2- TIPOS DE CONTABILIDADE.........................................................................................01

1.1- CONTABILIDADE FINANCEIRA......................................................................

1.2- CONTABILIDADE DE CUSTOS........................................................................

1.3- CONTABILIDADE GERENCIAL.......................................................................

3 - PLANILHAS DE CUSTOS DOS PRODUTOS E EMBALAGENS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DO HOT-DOG E HOT CHICKEN..........................................................

1. INTRODUÇÃO

Custos são gastos relativos a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.

A Contabilidade de Custos é um instrumento essencial para avaliar os resultados da Empresa, ela nasceu da Contabilidade Financeira na era do mercantilismo pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias. Porém vieram duas recentes e mais importantes tarefas: Controle e Decisão, a qual só a contabilidade de custos não consegue atender.

É importante que profissionais e usuários saibam que possui três facetas distintas que precisam ser trabalhadas diferentemente, apesar de não serem incompatíveis entre si, são elas: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial.

Neste trabalho iremos abordar essas três faces da Contabilidade e demonstrar como calcular os Custos de produção de dois produtos fabricados pela empresa Showdog Ltda., uma empresa fictícia que irá fabricar o hot-dog e o hot-chicken.

Iremos fazer o cálculo dos custos de produção, desde as matérias-primas até os custos indiretos na fabricação, bem como o gerenciamento de margens de lucro, quantidades de venda para equilíbrio financeiro e calcular o preço certo de venda do produto, mediante índice dos custos de venda.

2. TIPOS DE CONTABILIDADE

2.1- Contabilidade Financeira – Chamada de contabilidade geral foi desenvolvida na era mercantilista e dava suporte para empresas comerciais.

Para apuração do resultado de cada período, bem como para o levantamento do balanço em seu final,bastava o levantamento dos estoques em termo físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples: O valor das mercadorias era estabelecido após a verificação do montante pago, fazendo o cálculo por diferença, da seguinte forma:

Estoques Iniciais

(+) Compras

(-) Estoques Finais

(=) Custo das mercadorias vendidas

Confrontando esse montante com as receitas líquidas obtidas nas vendas desses bens, chagava-se ao lucro bruto, do qual deduzia as despesas necessárias à manutenção da entidade durante o período, à venda dos bens e ao financiamento de suas atividades. Deu-se aí o aparecimento da demonstração de resultados da empresa comercial.

Até a Revolução Industrial (século XVIII), as empresas vivam basicamente do comércio e não da fabricação, o que facilitava o conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes, bastando à simples consulta aos documentos de sua aquisição.

Com o crescimento das indústrias o trabalho do contador se tornou mais complexo pois as “compras” na empresa comercial foi substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados, surgindo a Contabilidade de Custos.

2.2- Contabilidade de Custos - Ela possui um perfil investigativo, onde a preocupação constante é com estoques, lucros, receitas e resultados.

A indústria depende dos fatores de produção e a composição de custos é feita através da avaliação dos fatores de produção.

Esta forma de avaliação tem sido seguida ao longo dos anos por duas razões.

• Com o desenvolvimento do Mercado de Capitais nos EUA e em países europeus, milhares de pessoas se tornaram acionistas de grandes empresas e interessadas na análise de seus balanços e resultados, surgiu a figura da auditoria independente. E esta, no desempenho de seu papel, acabou por firmar e ás vezes criar princípios básicos da Contabilidade de modo que pudesse ter critérios relativamente homogêneos para comparar as demonstrações contábeis de empresas diferentes e em datas diferentes para a mesma empresa.

Essa consagração por parte dos Auditores externos foi a responsável, então, pela manutenção dos princípios básicos da Contabilidade de Custos até hoje, no que diz respeito a sua finalidade de avaliação de estoques.

• Com o advento do Imposto de Renda, provavelmente em função da influência dos princípios da Contabilidade já então disseminados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com