TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4

3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 5

4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL 6

4.1 Pronunciamento Conceitual Básico 6

4.2 Pronunciamento Técnico CPC 27 6

4.3 Pronunciamento Técnico CPC 32 7

4.4 Pronunciamento Técnico CPC PME 8

5 APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS 9

6 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO x ELISÃO FISCAL 10

6.1 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 10

6.2 ELISÃO FISCAL 10

7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 11

8 CONCLUSÃO 12

1 INTRODUÇÃO

Procuro-se descrever de forma sucinta e tratar objetivamente as rotinas diárias no trabalho das empresas e dos escritórios de Contabilidade, facilitando a escolha de procedimentos e recursos que ajudem a solucionar problemas que, porventura, surjam no dia a dia do trabalho profissional de um Contador.

Demonstrando um conteúdo importante para se desenvolver um ótimo trabalho profissional e tirar possíveis duvidas futuramente.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática.

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Para manter a liquidez do seu negócio, os recursos que entram no caixa da empresa devem ser suficientes para pagar seus compromissos. A liquidez é fruta de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. Conheça as decisões e atitudes que afetam, de maneira positiva ou negativa, a liquidez e os resultados operacionais da empresa

3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

Os administradores das organizações, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos.

Com o objetivo de solucionar problemas com relação ao orçamento estático, surge a necessidade de definir o conceito de orçamento variável, que é ajustado pelas mudanças no volume, ou seja, é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades.

4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL

4.1 PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO

O conceito de beneficio econômico futuro é utilizado na definição de ativo e passivo, pois é analisado o beneficio que tais itens representam para a entidade, se tal benefício for para mensurar esses benefícios, como esses benefícios são identificados. Isso é bem evidenciado no Pronunciamento Conceitual Básico - Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação improvável após o período contábil corrente o item não é reconhecido no balanço patrimonial. Isto demonstra a utilização das estimativas e probabilidades na determinação do beneficio econômico futuro, ou seja, quais os critérios que os preparadores das demonstrações contábeis utilizam das Demonstrações Contábeis, quando se refere à utilização do conceito de probabilidade como critério de reconhecimento para determinar o grau de incerteza do beneficio econômico futuro.

4.2 PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27

O CPC foi criado através da Resolução CFC n°. 1.055/05 com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos contábeis visando à centralização e uniformização do seu processo de produção levando em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. A partir do final do ano de 2007, com a aprovação da lei 11.638/2007, o CPC passou a trabalhar ativamente no processo de convergência, elaborando diversos pronunciamentos técnicos desde então.

O pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado é aquele que não prescreve obrigatoriamente uma unidade de medida para o reconhecimento de elementos que constituam um item do ativo imobilizado, tornando-se necessário o julgamento ao se aplicar os critérios de reconhecimento de acordo com circunstâncias específicas da entidade.

4.3 PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 32

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 32 - Tributos sobre o Lucro é prescrever o tratamento contábil de todas as formas de tributos sobre o lucro. Para fins do Pronunciamento, o termo tributo sobre o lucro inclui todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros são baseados em lucros tributáveis.

O pronunciamento trata dos registros de ativos e passivos correntes e que diferidos, relacionados à incidência de tributos sobre o lucro. O Pronunciamento exige o reconhecimento de passivos fiscais diferidos para todas as diferenças temporárias tributáveis, exceto em alguns casos que especifica. Para reconhecimento de ativo fiscal diferido decorrente de diferenças temporárias dedutíveis ou prejuízos fiscais e créditos de tributos a compensar, o Pronunciamento condiciona o seu reconhecimento à provável existência de lucro tributável contra o qual a diferença temporária dedutível e/ou o prejuízo a compensar possam ser realizados.

4.4 PRONUNCIAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com