TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DA TEMPERATURA

Projeto de pesquisa: CONTROLE DA TEMPERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

A temperatura é uma das variáveis mais usadas na indústria de controle de processos nos seus mais diversos segmentos e ainda vale lembrar que a temperatura é uma grandeza básica para a medição e controle de vazão, densidade, etc. Comentaremos neste trabalho o fluxo de calor e o calor de temperatura nos processos industriais na produção de cerveja.

É notável o avanço da Física nos últimos anos. Sem dúvida de todas as áreas técnicas, foram as mais marcantes em desenvolvimentos. Hoje somos incapazes de viver sem as facilidades e benefícios que estas áreas nos proporcionam em nossas rotinas diárias. Nos processos e controles industriais não é diferente, somos testemunhas dos avanços tecnológicos com o advento dos microprocessadores e componentes eletrônicos, da tecnologia Fieldbus, o uso da Internet, na indústria alimentícia, na fabricação de medicamentos etc. E ainda, com a busca de desenvolvimentos na área de energia renovável, novos combustíveis, a nanotecnologia, existem inúmeras aplicações com a medição e controle de temperatura.

2. CONTROLE DE TEMPERATURA

O controle de temperatura segue a mesma regra que qualquer teoria de controle, ou seja, trata do comportamento de sistemas dinâmicos na qual a saída deseja é chamada de referência. Logo, quando as variáveis de saída necessitam seguir certa referência ao longo do tempo, um controlador manipula as entradas do sistema para obter o efeito desejado nas saídas deste sistema.

O controle de temperatura é utilizado em inúmeros processos industriais, garantindo qualidade de produtos, podendo estar presentes tanto nos setores alimentícios, bebidas, automobilísticos, etc. Este controle de temperatura envolve: entrada, valor de processo, setpoint (valor desejado) e saída. A seguir vejamos como funciona um processo de controle de temperatura:

Na figura acima, o controlador basicamente mede a saída do processo (neste caso a temperatura), compara com o setpoint (valor desejado), encontra o erro, e calcula uma saída de controle para modificar a posição da válvula de controle até que o erro seja eliminado ou permaneça dentro de limites considerados como nulos.

Os principais controladores de temperatura no mercado são os transmissores e ao se analisar o mercado, podemos observar três linhas de transmissores de temperatura associados com a aplicação e custo.

- Transmissores à prova de explosão e à prova de tempo, são utilizados em aplicações críticas, com alta ou média performance, pois estas possuem carcaça com duplo compartimento, separando eletrônica e sensores, assim dando robustez, segurança e confiabilidade.

- Transmissores para painel, montagem em trilho DIN, com aplicação de monitoração, permitindo fácil instalação, inúmeras opções em ambientes fechados e conexões com sensores, alta flexibilidade de instalação e manutenção.

- Transmissores para montagem em cabeçote (poço), com aplicação na montagem de cabeçotes, permitindo fácil instalação e conexões com sensores, alta flexibilidade de instalação e manutenção.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com