TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC - COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

Ensaios: CPC - COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 2

CPC - COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

Entidade autônoma criada pela Resolução CFC nº 1.055/05. A instalação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis é fruto de análises cuidadosas e profundas, desenvolvidas por representantes de entidades da área privada, do mundo acadêmico e do setor governamental, imbuídos de um único critério, que é a busca da modernidade. O CPC Representa a perspectiva de importantes avanços no caminho da atualização e da modernização de normas e preceitos contábeis.

O CPC tem como objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para pemitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: Abrasca, Apimec nacional, Bovespa, Conselho Federal de Contabilidade, Fipecafi e Ibracon, em função das necessidades de convergência internacional das normas contábeis reduzindo os custos de elaboração de relatórios contábeis, os riscos de análises e decisões e custo de capital; centralização na emissão de normas dessa natureza e representação e processo democráticos na produção dessas informações no produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo.

O CPC é totalmente autônomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 de seus membros. O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária, as seis entidades que o compõem. Seus Pronunciamentos técnicos são obrigatoriamente submetidos a audiências públicas, podendo as Orientações e Interpretações sofrer esse mesmo processo.

Na perspectiva da história, ele é o resultado da abertura da economia brasileira para o exterior, que colocou nossas empresas em contato direto com economias mais avançadas, inclusive com títulos negociados nas bolsas de maior movimento do mundo, e ao alcance dos investidores sediados em outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com