TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Monopolista e Serviço Social

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

                           [pic 1]

        [pic 2][pic 3]

JESSICA FERNANDA COSTA DOMINGOS

CAPITALISMO MONOPOLISTA E SERVIÇO SOCIAL

Ivaiporã

2018


01-Sobre o capitalismo explique:

a. As principais mudanças ocorridas entre os séculos XIV e XVII:

A contradição interna do feudalismo, faz com que ocorra uma desestruturação na política desse sistema, levando o mesmo ao seu declínio. A política de controle de mercado se mostra a favor dos monopólios, fazendo com que os burgueses detenham mais poder, dando início ao capitalismo mercantil, que situa o fim da Idade Média. Nessa fase, os centros de poder advindos dos feudos se deslocam para os burgos, que eram vilas cercadas por muralhas, onde os proprietários de terra tinham livre acesso e autonomia econômica, o trabalho do artesão passou a ser subalterno ao capital mercantil. No século XV surge o capitalismo mercantil, as relações no campo passam pelos sistemas de trocas cada vez mais complexas com o objetivo de acumulação de riqueza e lucro aos burgueses. Se iniciam também os burgos, dando surgimento às cidades, os centros de poder se deslocam dos feudos para os burgos. Os pequenos produtores e artesãos se encontram fadados ao trabalho assalariado como única forma de sobrevivência, pois a burguesia era quem detinha os meios de produção.

No século XVI ocorre o crescimento da necessidade da mão-de-obra, porque nessa fase estava-se dando início a profundas modificações no desenvolvimento da produção. Na agricultura, a terra não gerava mais lucro, mas sim a comercialização de tudo o que era produzido nela. Por meio de leis promulgadas pela Dinastia Tudor e o Parlamento Inglês, os grandes proprietários expulsam os camponeses de suas terras, estes vão para as cidades que necessitava de trabalhadores nas fábricas, morando ao redor em condições insalubres.

A legislação protegia apenas a burguesia, sem dar direitos aos trabalhadores.

  1. As principais mudanças ocorridas entre os séculos XVIII e XIX

O século XVIII é marcado por intensas revoluções que marcaram a história da humanidade. Com o aumento da desigualdade social fez-se início a Revolução Francesa que resultou em transformações de alto significado político, social e econômico em esfera mundial. A Revolução Francesa resultou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que despertou nos trabalhadores que viviam dominados pelo capital os ideais de luta, mas ainda não possuíam consciência política porque eram alienados às suas funções, mantendo uma atitude individualista, sem identidade de classe.

Ao final do século XVIII, foi consolidando o desenvolvimento da tecnologia, onde viu-se o homem sendo substituído pela máquina, marcando assim, a Revolução Industrial que se espalhou por toda a Europa Ocidental. Trazendo não só o início das grandes invenções, mas também a ascensão do capitalismo industrial.

2-Explique, a partir das discussões sobre a consolidação do estágio monopolista do capitalismo por José Paulo Netto, as principais características do capitalismo monopolista; as novas formas de intervenção do Estado no enfrentamento da “questão social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com