TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique As Modalidades De Associação Entre Empresas Que Surgem Na época Do Capitalismo Monopolista?

Artigos Científicos: Explique As Modalidades De Associação Entre Empresas Que Surgem Na época Do Capitalismo Monopolista?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 5

4-Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim ?

R: Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. O sociólogo francês defende que estes têm três características:

Coerção social ou seja , a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se ás regras da sociedade e que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Nessas circunstâncias, o ser humano experimenta a força da sociedade sobre si. “A Força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas “Sanções legais” ou “espontâneas” a que o indivíduo está sujeito quando tenta rebelar-se contra ela”. “Legais” são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se define a infração e se estabelece a penalidade correspondente. “Espontâneas” são as que afloram como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou por uma sociedade.

Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.

Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.

Para ele, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.

5-Quais são os passos que o cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais ?

R: Com Durkheim, a sociologia passou a ser vista como uma ciência e passou a ser predominada pela razão e não pelo sentimento, com isso Durkheim elaborou algumas regras para que a análise dos fatos sociais seja feita com neutralidade. As regras de Durkheim: 1º Tratar o objeto de estudo como coisa: O objeto analisado não pode ser tratado como um sistema financeiro ou uma religião, todos eles devem sercoisas.2º O sociólogo deve se isolar de sentimentos, crenças, preconceitos e qualquer intimidade que tenha com o objeto analisado3º O objeto social deve ser neutro, sem opiniões pessoais e sim dados científicos baseados nos fatos.4º Distanciamento entre sociólogo e o fato analisado: deve-se buscar o isolamento entre qualquer opinião já existente sobre o fato, a fim de evitar o contagio com opiniões externas.

6-Que Lei geral de Durkheim estabelece para evolução das espécies sociais?

R:

7- O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico, por quê?

R: Durkheim considera um fato social como “normal” quando se encontra generalizado pela social ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução. Assim o crime é normal não apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por representar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valor.

8-Busque no texto o conceito de consciência coletiva.

R: Trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns á média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria”. A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria, segundo Durkheim, o “tipo psíquico da sociedade”, que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações. A consciência coletiva é, em certo sentindo, a forma moral vigente na sociedade, Ela parece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado “imoral”, reprovável ou “criminoso”.

9-Segundo Weber descreva: ação social, relação social , instrumento de analise, neutralidade do cientista, individuo e sociedade ?

R:

10- O que é método compreensivo?

R:

11-De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?

R:

12-Que diferença Weber estabelece entre as atitudes e as visões de mundo de católicos e protestantes?

R: Ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com