TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da formação profissional dos assistentes sociais

Artigo: Características da formação profissional dos assistentes sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O Serviço Social se constitui enquanto expressão de necessidades sociais derivadas das políticas das classes sociais. O fazer profissional e suas expressões na conjuntura brasileira contemporânea exigem um tratamento acerca da questão social, pois esta se apresenta como objeto, matéria prima do trabalho dos Assistentes Sociais, desenhando sua especificidade e sua instrumentalidade. As transformações vivenciadas na sociedade contemporânea, principalmente no que se refere à diversificação e a ampliação da questão social, exigem a analise das demandas colocadas à profissão na atualidade considerando as reais necessidades dos sujeitos demandantes.

A formação profissional demanda cada vez mais a qualificação teórica e prática nas ações da prática profissional do assistente social. Grandes avanços foram alcançados pelo serviço social na contemporaneidade, através de discussões teórico-metodológicas, éticos e políticas. Hoje existe um projeto profissional amplamente discutido e coletivamente construído no decorrer destas últimas décadas. As diretrizes norteadoras desse projeto se desdobraram no Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, na Lei da Regulamentação da Profissão de Serviço Social e as novas Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social.

Na seqüência estaremos abordando as competências: Ético-política, Téorico-metodológico e técnico-operativo. As técnicas e instrumentos do exercício profissional, sua aplicabilidade e os diversos espaços de atuação do assistente social.

2. DESENVOLVIMENTO

O Assistente Social não é um profissional neutro. Sua prática se realiza das contradições das relações entre o poder e a força social da sociedade capitalista. Para que o profissional possa ter clareza de qual direção norteará a sua prática deverá ter um posicionamento político frente às questões sociais da realidade do cotidiano. Para isso ele deverá assumir valores ético-morais que sustentem a sua prática, valores esses contidos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais.

O profissional deve conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Não é somente a aplicação de um instrumento de ação, mas “como fazer” e a “sistematização da prática” estudando a realidade cotidiana e a questão social a ser trabalhada.

Conhecimento, a competência e um conjunto de habilidades técnicas deverão fazer parte do exercício da profissão garantindo assim um trabalho qualificado e necessário para os usuários e instituições, que se utilizam do profissional de serviço social. Mas é no dia a dia profissional que se desenvolve a competência técnico-operativa do assistente social, envolvido pela máquina interventiva do cotidiano e sua capacidade de interpretação da realidade social. Os Assistentes Sociais devem trabalhar com as três competências: Essas três dimensões de competências nunca podem ser desenvolvidas separadamente – caso contrário, cairemos nas armadilhas da fragmentação e da despolitização, tão presentes no passado histórico do serviço Social (Carvalho & Iamamoto, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com