TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Artigos Científicos: Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  4.969 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Os carboidratos são componentes essenciais de todos os organismos vivos, portanto, as moléculas biológicas mais abundantes. O nome carboidrato, que significa “hidrato de carbono”, resulta da sua composição química: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Os carboidratos dividem-se em monossacarídeos (mais simples) e polissacarídeos (maiores e frutos de condensação).

carboidratos

O que são:

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos.

A classe dos carboidratos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese:

6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2

 solar

A importância dos carboidratos é enorme. A celulose, por exemplo, está presente na madeira, em tecidos (algodão e linho), é matéria-prima na fabricação de papel, celulose, celofane, algodão, etc. O amido, por sua vez, é um alimento fundamental pois fornece uma fração significativa de energia na dieta para a maioria dos organismos, além de formar depósitos energéticos no corpo. Os carboidratos são componentes estruturais de muitos seres vivos, formando por exemplo, a parede celular das bactérias, o exoesqueleto dos insetos e a celulose fibrosa das plantas. Eles também estão presentes nos ácidos nucléicos, que são os constituintes fundamentais das células vivas.

Função:

De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é atravésdeles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central

Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas da células.

Proteínas

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

Benefícios e malefícios

Carboidratos: (benefícios) em doses menores,são anticoagulantes e também estimula o sistema de defesa do organismo

Malefícios:carboidratos refinados podem trazer doenças cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com