TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Tese: Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Tese  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 11

CARBOIDRATOS

1: Definir carboidratos ?

São as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, poliihidroxialdeidos ou poliidroxicetonas ou ainda, substâncias que,

por hidrólise originam aldeídos ou cetonas livres.

2: Quais são as três grandes classes de carboidratos ?

Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

3: Quais são as duas famílias de monossacarídeos e como elas diferem entre si ?

Os monossacarídeos são divididos em duas famílias: aldoses e cetoses, a diferença entre elas está na posição do grupo carbonilo, as aldoses possuem o grupo carbonilo na extremidade da cadeia de carbono (sendo então um grupo aldeído) ex: glicose. E as cetoses possuem o grupo carbonilo num outro carbono, que não numa extremidade (sendo então um grupo cetona) exe.: frutose.

4: Cite algumas características dos monossacarídeos ?

Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, são sólidos, cristalinos, solúveis em água e muitos apresentam sabor doce. Constituem-se de uma única unidade aldeídica ou cetônica em sua molécula, o que faz com que não possa ser hidrolisada a unidades menores em condições razoavelmente suaves, a maioria dos monossacarídeos possui de 3 a 6 átomos de carbono e constituem uma importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano. Exemplos: frutose, glicose, galactose e ribose.

5: Defina os seguintes termos: monossacarídeo, oligossacarídeo, polissacarídeo, furanose, piranose, epímeros anômeros e ligação glicosídica.

Os monossacarídeos são os açúcares simples, sendo geralmente cristalinos, doces e solúveis em água, de fórmula estrutural [C(H2O)]n, possuem reduzido número de carbono em sua molécula e podem variar entre trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. - Os oligossacarídeos são solúveis em água, mas como não são carboidratos simples como os monossacarídeos, necessitam ser quebrados na digestão para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia, são carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos. A ligação entre os monossacarídeos ocorre por meio de ligação glicosídica formada pela perda de uma molécula de água. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, formados pela união de apenas dois monossacarídeos. - Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos, não possuem sabor adocicado, os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas. Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. - A furanose é uma açúcar simples que contém uma estrutura em anel de cinco membros baseado em furano e é um sub-terminal do tipo cetona que lhe dá seu poder redutor. Em uma furanose de configuração D, a configuração alfa tem a hidroxila apontando para baixo, e a beta tem a hidroxila apontando para cima. - A piranose é um açúcar das glicoses em forma de um hemiacetal cíclico, que contém um anel de seis membros de formula molecular C5H6O .Quando monossacarídeos se ciclizam sob a forma do anel "pirano" são conhecidos como piranosídicos e o nome do monossacarídeo é acompanhado pelo sufixo piranose, a fim de designar sua correta conformação espacial. - epímeros anômeros são compostos com a mesma fórmula estrutural, mas diferem quanto à disposição espacial do hidrogênio e da hidroxila ligados a um dos carbonos. - A ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool (OH), que pode ser outro carboidrato, o que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico de um monossacarídeo (grupo hemiacetal) com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água, as ligações glicosídicas entre as unidades monossacarídicas são a base para a formação de oligossacarídeos e polissacarídeos.

6: Qual é a base bioquímica para a observação de que muitos adultos não podem ingerir grandes quantidades de leite sem que apresentem distúrbios gástricos ?

Porque esses adultos tem ausência ou insuficiência total de lactose pelo fato de não possuírem a enzima lactase que quebra a lactose, a falta da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvido, assim sendo fermentada pelas bactérias que causam gazes e sintomas de indigestão.

7: Quais dos seguintes açucares são epímeros da D-glicose: D-manose, D-galactose e D-ribose ?

D-manose, D-galactose.

8: Diferenciar quitina e celulose em estrutura e função ?

Celulose é formada por centenas de unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas β (1→4). Este tipo de ligação confere à celulose uma estrutura espacial muito linear estabilizada por pontes de hidrogênio intra e intercadeias, sendo responsável pela insolubilidade das fibras em água e pela não digestão das mesmas pelos seres humanos. Por isso mesmo, apresenta função estrutural na parede celular vegetal. Já a Quitina: é formada por centenas de unidades repetitivas de N-Acetil-D-glicosamina unidas por ligações glicosídicas β (1→4). É o principal componente estrutural da carapaça de insetos e exoesqueleto dos crustáceos.

9: Diferenciar amido (amilopectina) e glicogênio em estrutura e função ?

Amido é o polissacarídeo de reserva energética vegetal, constituído por muitas moléculas de glicose unidas entre si através de numerosas ligações glicosídicas α(1→4) formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com