TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos, Lipídeos E Proteínas

Casos: Carboidratos, Lipídeos E Proteínas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Carboidratos

O que são?

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, ou seja, são os combustíveis perfeitos para nosso corpo e cérebro.

Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano. Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como trabalhar e caminhar.

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares. São formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recebem o nome de hidratos de carbono C(H2O)n.

Os carboidratos mais simples que existem, são: a GLICOSE E A FRUTOSE.

Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, Reserva de energia, Estrutural, Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.

Uso no corpo.

As principais fontes de carboidratos são grãos, os vegetais, o melado e açúcares. Fornecem combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. A ingestão insuficiente desse macronutriente traz prejuízos ao sistema nervoso central e outros. Estão presentes, na maioria das vezes, nos alimentos de origem vegetal.

O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

Quando o nosso organismo fica com falta de carboidratos, o fígado começa a produzir o glucagon que irá quebrar a molécula de glicogênio, produzindo glicose. Depois que a acaba a nossa reserva (glicogênio), o nosso organismo consome os lipídios. Depois dos lipídios, o nosso organismo começa a consumir proteínas. Depois que as proteínas acabam o organismo começa a sofrer autofagia, o que acabará provocando a morte.

Lipídeos

O que são?

Os lipídeos são substâncias orgânicas formadas por uma grande variedade de compostos, constituem um grupo diverso de substâncias cuja característica principal é a de serem apolares e destituídas de cargas, sendo, portanto, pouco solúveis em água, ou seja, são hidrofóbicas. É importante destacar de imediato que o consumo de lipídios em excesso pode desencadear problemas de saúde como a obesidade e a aterosclerose, um tipo de arteriosclerose graças ao acúmulo de placas de lipídios nos vasos sanguíneos.

Classificação dos lipídios:

Glicerídios: São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio.

Ceras: constituídas de um álcool (que não o glicerol!) ao qual se ligam moléculas de ácidos graxos.

Esteróides: são moléculas de estrutura distinta das duas anteriores, constituídas de anéis carbônicos.

Carotenóides: pigmentos avermelhados presentes nas células das plantas, envolvidos no processo fotossintético.

Fosfolipídios: são os principais componentes das membranas biológicas, geralmente constituídos de uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos e um grupo fosfato.

Uso no corpo.

Como os triacilgliceróis são altamente hidrofóbicos, os organismos tiveram que desenvolver adaptações relacionadas à acessibilidade dos substratos às enzimas digestivas e a tendência de formar complexos que dificultam o contato com a superfície celular.

Essas adaptações incluem:

- Aumento da área de interface entre as fases aquosas e lipídicas na forma de pequenas gotículas.

- Solubilização dos lipídios pela ação de detergentes (sais biliares).

- Presença de proteínas de proteção e ativação de uma das enzimas que degradam os triacilgliceróis.

Proteínas

O que são?

As proteínas são os compostos orgânicos mais comuns em um organismo, elas são formadas por grandes moléculas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com