TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuveiro Elétrico

Monografias: Chuveiro Elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética. (Gaspar 2005, pp. 15 e pp. 399)

Com os avanços tecnológicos dos últimos séculos, a eletricidade mostra-se de grande importância para sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores a ar, aquecedores só existem graça a energia elétrica.

A primeira observação da eletrificação de objetos por atrito perdeu-se na antiguidade. Os filósofos gregos, como por exemplo, Thales, de Miletus, no ano 600 a.C., já sabiam que ao esfregar uma peça de âmbar com um pedaço de lã ou pele, eram capazes de conferir ao âmbar a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha. A palavra elétron, aliás deriva da palavra âmbar (elektron), em grego. Esta constatação originou a ciência da eletricidade. (Versão 1.0 (Nov. 2000) Mauricio Massazumi Oka)

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica. O dínamo e um dispositivo capaz de transformar a energia mecânica em energia elétrica ou vice-versa.

2.2 Dínamo

Um dínamo é uma maquina geradora de corrente continua, utilizada geralmente em automóveis e bicicletas. A primeira maquina a utilizar os fenômenos da indução para produzir correntes continuas, foi construída a partir de 1831 pelo matemático e físico francês André Marie Ampère. No entanto a primeira máquina contendo elementos essências dos dínamos modernos foi fabricada em 1871 pelo inventor belga Zénobe Gramme. As dificuldades para sua construção fazem com que atualmente se utilize exclusivamente o dínamo criado em 1872 pelo engenheiro Hefner-Alteneck, da Siemens. (dínamo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-10])

Um dínamo é uma máquina de indução destinada a gerar corrente contínua a partir de transformação de uma energia mecânica em eletricidade, mediante a rotação de uma bobine (rotor) no interior de um campo magnético criado por ímã (indutor). (dínamo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-10])

O princípio de funcionamento dos dínamos em geral, tanto de corrente continua como de corrente alternada, é a indução eletromagnética num quadro plano que gira num campo magnético uniforme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com