TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Do Nitrogenio

Artigo: Ciclo Do Nitrogenio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

• O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. Sua importância se deve aos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA fornecidos. O DNA e o RNA são materiais genéticos que contêm informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência.

O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias.

Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia.

Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia.

As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA.

Ao comerem as plantas, os animais herbívoros acabam absorvendo nitrogênio. Os animais carnívoros, ao comerem os herbívoros, também absorvem nitrogênio, assim como toda a cadeia alimentar.

Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, que retorna à atmosfera, reiniciando o ciclo do nitrogênio.

• As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Então, para que as proteínas possam ser sintetizadas são necessários esses elementos químicos, incluindo o nitrogênio.

O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio circula na natureza. Ele é captado da atmosfera, onde se encontra na forma gasosa, e é fixado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de certas plantas. Esse nitrogênio só se torna disponível para ser usado pelos seres vivos depois que ele for fixado pelas bactérias. As plantas incorporam esse nitrogênio que foi fixado pelas bactérias, através das células de suas raízes, e usam esse nitrogênio como matéria prima para produção dos aminoácidos, que se "agrupam" para formar proteínas. Essa é a relação entre o ciclo do nitrogênio e a síntese de proteínas: o nitrogênio é fixado pelas bactérias, a planta absorve esse nitrogênio e o utiliza para fazer aminoácidos, que são constituintes das proteínas.

Agora, a importância da síntese protéica para a vida é a seguinte: todos os seres vivos ao nosso redor são formados por proteínas, nós somos formados por proteínas, pois as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, são como "tijolos" que formam os tecidos dos organismos. Além disso, elas também têm função hormonal, de defesa, de catalisar (acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo, etc. Como podemos perceber, as proteínas são muito importantes para a vida. Então, a síntese protéica (o que quer dizer a "fabricação de proteínas") é muito importante porque ela é a responsável por formar essas estruturas que compõem os organismos dos seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com