TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Do Nitrogenio

Artigo: Ciclo Do Nitrogenio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

Ciclo do Nitrogênio

A Importância: Formação de proteínas. O nitrogênio é indispensável à vida, uma vez que entrana constituição das proteínas e ácidos nucléicos. Admite-se, que o corpohumano, 16% é constituído por proteínas. A mais importante fonte denitrogênio é a atmosfera. Cerca 78% do ar atmosférico são formados por nitrogênio livre (N2 – gás), mas a maioria dos seres vivos é incapaz deaproveitá-lo no seu metabolismo. O nitrogênio está presente nos aminoácidosdas proteínas, nas bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. No ciclo donitrogênio participam bactérias, algas azuis (cianofíceas) e fungos.

As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Então, para que as proteínas possam ser sintetizadas são necessários esses elementos químicos, incluindo o nitrogênio.

O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio circula na natureza. Ele é captado da atmosfera, onde se encontra na forma gasosa, e é fixado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de certas plantas. Esse nitrogênio só se torna disponível para ser usado pelos seres vivos depois que ele for fixado pelas bactérias. As plantas incorporam esse nitrogênio que foi fixado pelas bactérias, através das células de suas raízes, e usam esse nitrogênio como matéria prima para produção dos aminoácidos, que se "agrupam" para formar proteínas. Essa é a relação entre o ciclo do nitrogênio e a síntese de proteínas: o nitrogênio é fixado pelas bactérias, a planta absorve esse nitrogênio e o utiliza para fazer aminoácidos, que são constituintes das proteínas.

Agora, a importância da síntese protéica para a vida é a seguinte: todos os seres vivos ao nosso redor são formados por proteínas, nós somos formados por proteínas, pois as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, são como "tijolos" que formam os tecidos dos organismos. Além disso, elas também têm função hormonal, de defesa, de catalisar (acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo, etc. Como podemos perceber, as proteínas são muito importantes para a vida. Então, a síntese protéica (o que quer dizer a "fabricação de proteínas") é muito importante porque ela é a responsável por formar essas estruturas que compõem os organismos dos seres vivos.

O uso de fertilizates a base de nitrogênio

Os fertilizantes nitrogenados são produzidos, importados e comercializados no Brasil em grandes quantidades. Eles provêm da amônia que possui o nitrogênio na sua composição. E todo o nitrogênio vêm da atmosfera; o ar contém 82.000 toneladas de N para cada um hectare de superfície terrestre; é muito N.

O nitrogênio do ar é um gás inerte e insolúvel. Ele não é absorvido diretamente pelas plantas, com exceção das leguminosas e alguns organismos fixadores de N; já existem pesquisas e comercialização de inoculantes para as culturas do milho, sorgo e arroz.

Obtenção de substâncias nitrogenadas

AMÔNIA: A amônia (NH3) é o ponto de partida para a produção de fertilizantes nitrogenados e alguns fosfatados. A forma básica do fertilizante é a "amônia anidra", ou seja a amônia livre de água. As indústria utilizam temperaturas elevadas e pressão para poderem fizar o nitrogênio do ar com o hidrogênio. O gás natural é a maior fonte de hidrogênio na produção de amônia; para produzir uma tonelada de amônia são necessários 1.030 m³ de gás natural. Na produção da amônia, que contém 82% de N, o gás natural reage com vapor, na presença de um catalisador de níquel, e sob temperatura de 660 °C produzindo monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H). Ao nitrogênio tirado do ar é adicionado H, e a mistura é passada sobre outro catalisador à alta temperatura e pressão, para produzir a amônia (NH3).

N2 + 3H2 = 2NH3

No transporte da amônia até as indústrias, ela apresenta-se na forma líquida. São necessários cuidados especiais no seu manuseio porque sob pressão atmosférica normal, transforma-se, rapidamente, em um gás, que causa sérios problemas.A partir da amônia, em combinação com outras substâncias, pode-se produzir os mais diferentes fertilizantes nitrogenados e nitrogenados-fosfatados.

URÉIA: A uréia contém 44% de N. Vou me ater às garantias mínimas exigidas pela legislação brasileira de fertilizantes; é claro que podem ser encontrados produtos com teores acima, mas abaixo da garantia mínima a comercialização é proibida. O monóxido de carbono (CO) oriundo da decomposição do gás natural, na produção da amônia, é convertido em dióxido de carbono (CO2); este reage com a amônia, e produz a uréia - CO(NH2)2. A reação é realizada à alta temperatura e pressão, e a solução evaporada produz a uréia.

CO2 + 2NH3 = CO(NH2)2 + H2O

A uréia é o fertilizante nitrogenado que apresenta o maior teor de nitrogênio e bastante utilizada na agricultura, seja na mistura de fertilizantes NPK, ou aplicada em cobertura, nas lavouras.

NITRATO DE AMÔNIO: Possui 32% de N sendo 50% na forma amoniacal e os outros 50% na forma nítrica. O nitrato de amônio é obtido exclusivamente, a partir da amônia. Sua produção é muito fácil, e por muito tempo foi o principal adubo nitrogenado das indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com