TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientifico - Carrapato

Ensaios: Cientifico - Carrapato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Carrapato-estrela

Carrapato-de-cavalo

Amblyomma cajennense

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Arachnida

Subclasse: Acarina

Ordem: Ixodida

Família: Ixodidae

Género: Amblyomma

Espécie: A. cajennense

Nome: Binomial

Amblyomma cajennense

Amblyomma cajennense é uma espécie de carrapato da família Ixodidae,também conhecida como carrapato estrela ou carrapato do cavalo, que tem como hospedeiros preferidos os eqüídeos,

mas pode também parasitar bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres. O A. cajennense, na sua fase adulta, é também conhecido pelos nomes populares: "rodoleiro", "picaço",

"carrapato rodolego"e também como "micuim", "carrapato pólvora", "carrapato-fogo", "carrapato meio-chumbo" e "carrapatinho" nas suas fases de larva e ninfa.

A espécie é comum no Brasil e é um vector de diversas doenças como a babesiose equina e a febre maculosa, sendo esta última considerada um zoonose.

Apesar de ser bastante irregular as infestações do Amblyomma, geralmente concentram-se nas sombras ou nos locais de passagem de seus hospedeiros.

Patogenia:

Pode transmitir a babesiose eqüina, através dos protozoários Babesia equi e Babesia caballi, e a febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Para que a transmissão da febre maculosa ocorra são necessárias pelo menos 6 horas de fixação do carrapato no hospedeiro.

A transmissão é mais comum quando o carrapato se encontra nos estágios de larva ou ninfa, pois o adulto tem uma picada dolorosa, de modo que é rapidamente percebido e removido.

Ciclo de vida:

1. Ovoposição no solo (em torno de 3 a 4 mil ovos)

2. Eclosão dos ovos e nascimento das larvas (possuem três pares de pernas) após 60 a 70 dias de incubação

3. Ao encontrar um hospedeiro definitivo, a larva se alimenta por 5 dias. Após esse período, retorna ao solo e realiza a primeira muda, tornando-se ninfa (passa a ter quatro pares de pernas).

Após a muda, pode permanecer longe do hospedeiro por até um ano

4. Ao encontrar um hospedeiro, se alimenta por 5 a 7 dias. Após esse período, vai para o solo novamente e realiza a segunda muda, tornando-se adulto e diferenciando-se em macho ou fêmea.

Nesse estágio, pode permanecer por até 24 meses sem se alimentar

5. No hospedeiro, ocorre o acasalamento. A fêmea se alimenta até ficar ingurgitada, retornando para o solo para a postura dos ovos.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »