TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cigarros malignos

Artigo: Cigarros malignos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Os males do cigarro

Quem nunca ouviu aquela famosa frase de “quem beija boca de fumante, lambe cinzeiro?” Mas se estes fossem os únicos males do uso do cigarro todos nós estaríamos no lucro. Pois mesmo aqueles que não fumam acabam por muitas vezes inalando a fumaça que é tão nociva quanto as substancias que se encontram no cigarro em si.

Substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões,são produzidas na combustão do tabaco. Tais substâncias agem principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas passando para a corrente sanguínea a partir da qual atuam sobre o organismo.

O quadro a seguir mostra algumas delas:

Falaremos de algumas delas,com relação a suas fórmulas químicas e ao impacto que elas causam no organismo.

Nicotina

Muitos especialistas afirmam que esta substancia consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo.Apos ser inalada é absorvida pelo pulmão,entrando na corrente sanguínea desencadeia um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer.Devido a isto é considerada a principal agente causadora do vício. Sua vida média no organismo é de cerca de 2 horas.Apos este período a quantidade de nicotina diminui desencadeando sintomas de abstinência despertando novamente no fumante o desejo de fumar.

Alem de viciar é responsável pelo aparecimento de varias doenças como o aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica dentre outras.

Monóxido de carbono

É um gás incolor de elevada toxicidade presente em grande concentração no fumo do tabaco. Este gás tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, diminuindo a capacidade de transporte de oxigênio.. Tais características fazem com que este gás seja altamente perigoso.Ele é produzido pela queima incompleta de combustíveis fósseis como, por exemplo, lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, entre outros.

Está associado ao desenvolvimento de doença isquêmica coronária,que resulta da interferência com da oxigenação do miocárdio e do aumento da adesividade das plaquetas e dos níveis de fibrinogênio o que ocorre particularmente com os fumantes.

Benzeno

O benzeno alem de ser uma substancia tóxica também possui propriedades cancerígenas,sendo que em altas concentrações é uma substância bastante irritante para as mucosas (olhos, nariz, boca etc.) e, quando aspirado, pode

provocar edema (inflamação aguda) pulmonar e hemorragia nas áreas de contato. Também provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, podendo causar sonolência e excitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, náusea, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, perda da consciência e até a morte.

Formaldeído

O formaldeído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com