TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento

Trabalho acadêmico: Cimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

INTRODUÇAO 2

Cimento 3

Histórico do cimento 3

Matéria Prima: 3

Extração das matérias-primas 3

Calcários 4

Argila 4

Gesso 5

Fabricação do cimento 5

A mistura crua (processo de moagem) 6

Processo de clinquerização 6

Desidroxilação das argilas 7

Primeiro Resfriamento 8

Propriedades conferidas ao cimento 8

Cimento Portland CP V ARI - (Alta Resistência Inicial-NBR 5733) 8

Cimento Portland CP (RS) - (Resistente a sulfatos - NBR5737) 9

Cimentos do tipo pozolânico 9

Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC) -(NBR 13116) 9

Cimento Portland Branco (CPB)  (NBR 12989) 10

Armazenamento 10

Anexos 11

Figura 1, processo de fabricação: 11

Figura 2: processo de moagem 12

Figura 3: processo de clinquerizaçao 12

CONCLUSAO...........................................................................................................................13

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇAO

O processo de fabricação de cimento é feito através da exploração das matérias-primas de uma pedreira, as quais devem conter, em determinadas proporções, Cálcio, Sílica,

Alumina e Ferro. Normalmente é necessário corrigir um ou dois destes elementos recorrendo-se a outras pedreiras ou ao mercado. O cimento portland é o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados.

A produção de cimento portland depende principalmente dos produtos minerais calcário, argila e gesso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica.

O calcário é o carbonato de cálcio que se apresenta na natureza com impurezas, sendo a matéria-prima básica para a mistura crua, que após queima, dará origem ao cimento.

A argila é basicamente um silicato de alumínio hidratado com impurezas, como

ferro e outros minerais.

A disponibilidade de matéria-prima não é determinante de vantagens competitivas, por serem estes insumos abundantes a nível mundial. O processo de fabricação do cimento portland pode ser resumido nas seguintes operações: mineração e britagem do calcário; preparo e dosagem da mistura crua; homogeneização da mistura; clinquerização e resfriamento; moagem de cimento; e ensacamento/distribuição a granel. Ressalte-se a existência de dois processos de produção básicos, via úmida ou via seca, conforme ocorra ou não a preparação das matérias-primas em pasta, com adição de água.

Cimento

O cimento e um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico.

Histórico do cimento

1756: o inglês John Smeaton consegue obter um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos.

1818: o francês Vicat obtem resultados semelhantes aos de Smeaton. É considerado o inventor do cimento artificial.

1824: o inglês Joseph spdin queima conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebe que obtém uma mistura que, após secar,torna-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções.

Matéria Prima:

Extração das matérias-primas

As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde é armazenadas e homogeneizadas, o gesso também e usado no processo final do cimento.

Calcários

Constituídos basicamente de carbonato de cálcio CaCO3

e podem conter várias impurezas, como magnésio, silício, alumínio ou ferro;

O carbonato de cálcio é conhecido desde épocas muito remotas, sob a forma de minerais tais como a greda, o calcário e o mármore;

O calcário é uma rocha sedimentar, sendo a terceira rocha mais abundante na crosta terrestre e somente o xisto e o arenito são mais encontrados;

O elemento cálcio, que abrange 40% de todo o calcário, é o quinto mais abundante na crosta terrestre, após o oxigênio, silício, alumínio e o ferro.

O uso de calcário com alto teor de MgO causa desvantagens na hidratação do cimento: Mg O +H2O = Mg (OH)2

Isso provoca o aumento do volume e produz sais solúveis que enfraquecem o concreto quando exposto a lixiviação.

Argila

Silicatos complexos contendo alumínio e ferro como cátions principais e potássio, magnésio, sódio, cálcio, titânio e outros;

A escolha da argila envolve disponibilidade, distância, relação sílica/alumínio/ferro e elementos menores como álcalis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com