TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Dos Materiais

Tese: Ciência Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

1) Resumo:

Recentemente, após estudos desenvolvidos na Alemanha, nas cidades de Kiel e Hamburgo, foi-se criado um material super leve denominado de Aerografite, pesando cerca de 0,2 miligrama por centímetro cúbico (0,2 mg/cm³), fazendo com que o mesmo se tornasse detentor do Recorde Mundial de Material mais leve do mundo.

2) Propriedades:

O Aerografite é um material feito a base de óxido de zinco em formas específicas (4 pontas para cada lado). Após isso, esse material é colocado em um forno a uma temperatura entre 760 e 900 graus Celsius, revestidos por uma camada de carbono, processo no qual é conhecido como: “Deposição de Vapor Químico”. Concomitantemente a isto, insere-se gás hidrogênio dentro do forno com função de retirar o oxigênio presente no óxido de zinco, para que se tenha só o “esqueleto” de carbono.

3) Estrutura:

Deve-se lembrar que o Aerografite é composto também por nanotubos que, por serem ocos, não interferem no peso do material final.

4) Características:

Ao olho nu, o Aerografite tem aparência de uma pequena esponja na cor preta, característica esta que é responsável por absorver 95% dos raios de luz. Também pode-se ressaltar que é estável em condições ambiente, eletricamente condutor, dúctil e elástico (pode ser comprimido em até 95% do seu corpo e retorna facilmente ao seu tamanho original sem sofrer dano)

5) Aplicações:

Como aplicações, pode-se citar o uso do Aerografite nas baterias de lítio, comumente usadas em celulares, notebooks e tablets, fazendo com que o peso da bateria seja reduzida, pois necessita de uma quantidade mínima de eletrólito. Pode-se destacar também o seu uso na absorção de vibrações nos veículos e aviões (garantindo mais resistência e confiabilidade aos equipamentos eletrônicos), purificação da água e na ampliação da condutividade elétrica de materiais sintéticos, fazendo com que se evite o acúmulo de eletricidade em roupas, por exemplo. Pode-se citar também o uso do Aerografite em equipamentos feitos a base de plástico, anexando-se os mesmos a sua estrutura fazendo com que tenha-se um ganho de energia sem adição de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com