TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência a luz da humanidade ou a insanidade

Seminário: Ciência a luz da humanidade ou a insanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência a luz da humanidade ou a insanidade

No decorrer da evolução, o homem, que fazia parte de uma sociedade baseada no mito como explicação de todas as coisas, passou a duvidar e questionar as explicações dadas aos fenômenos naturais, começou a questionar e basear-se no conteúdo da própria razão.

Foi a partir desse confronto entre mito e razão que surgiu a Ciência, que buscava comprovar a verdade sobre uma determinada ideia ou afirmação através do uso de um determinado método.

Como podemos ver hoje a Ciência é a responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de nossa nação.

O objetivo da ciência seria buscar respostas para todas as coisas que nos cercam, e assim, acabar com as doenças que assolam uma nação e aumentar seu desenvolvimento tecnológico.

Ela também pode ser entendida como um empreendimento humano de descrever, compreender, explicar os fenômenos, assim como transcrever as relações existentes entre as características desses fenômenos para o uso do método científico e da tecnologia existente hoje.

O desenvolvimento da ciência age de modo positivo e de modo negativo em nossa sociedade. Seu lado positivo está ligado a todos os estudos e descobertas que favoreçam a nossa vida, como por exemplo, os avanços da medicina no decorrer dos tempos, que garante ao homem viver mais e melhor e o surgimento das tecnologias que contribuem para o avanço da comunicação e da informação e diminuindo fronteiras e que contribuiu para globalização e capitalização do nosso mundo.

No decorrer dessa evolução, a ciência pôde suprir e criar necessidades sendo um meio muito importante e indispensável para humanidade, permitindo que o homem compreendesse melhor a natureza e utilizasse os recursos naturais a seu favor. A evolução do homem então foi acompanhada pela evolução cientifica cada vez mais melhorias ,e cada vez mais facilidades de acesso, o homem descobriu a eletricidade, inventou o telefone, a televisão, o avião, carros, combustíveis, remédios, curas para doenças e tantas outras coisas favoráveis e que inclusive ajudou a população e aumentou a média de vida humana.

Apesar de todos os benefícios a ciência também trouxe ao mundo diversos fatores prejudiciais. Como podemos ver para adaptar a natureza às suas condições de vida, o homem precisou explorar os recursos oferecidos por ela como minerais, petróleo, vegetação e água. Na qual esses recursos são esgotáveis e se usados sem precaução podem se tornar insuficiente para o consumo. Outro lado ruim que temos hoje é a poluição que acompanha o desenvolvimento, que desequilibra o meio natural e extingui espécies animais e vegetais, assim como diminuir a de água potável e que pode ser prejudicial á nossa saúde.

Como podemos ver a ciência nos acompanhou e acompanha a todo o momento. Ela diminuiu as nossas fronteiras, aperfeiçoou as linhas de produção mudou nossos conceitos e conhecimento, criou, inovou, curou e facilitou nossa vida totalmente, não esquecendo é claro, que a ciência criou armas, matou, poluiu, explorou e hoje a mesma ciência que nos ajuda também destrói e ameaça os diversos tipos de vida em nosso planeta. A ciência e a evolução tecnológica contribuíram para a melhor adaptação do homem e o tirou do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com