TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência política: teoria e método

Tese: Ciência política: teoria e método. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Tese  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Ciências Sociais / Ciencias Sociais

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: 1123454643 27 janeiro 2015

Tags:

Palavras: 353 | Páginas: 2

Visualizações: 34

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS (CCH)

Ciências Sociais – Bacharelado

Ciência Política I

Professor: Geison Maia

Aluno (a): Maria Diana Sampaio Martins de Oliveira

DUVERGER, Maurice. Ciência Política: Teoria e Método. Tradução Heloisa de Castro Lima. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 3ª Edição, 1996.

PERGUNTAS:

01. Qual a definição de Ciência Política para Maurice Duverger, qual seria, por consequência, seu objeto de análise e qual a relação desses pontos com a definição de poder estabelecida pelo referido autor?

02. Pensando a questão da diferenciação entre as áreas do conhecimento, como Duverger estabelece as fronteiras da ciência política em relação às demais áreas de produção do conhecimento das ciências humanas?

RESPOSTAS:

01.

Segundo Maurice Duverger, não é possível definir diretamente o que é ciência política, o que se pode dizer sobre ela, é apenas que é uma pesquisa ainda inexplorada, uma noção, pois além de ser uma ciência nova, em construção, as definições só têm valor em matemática ou em direito por criar seu próprio valor a ser desenvolvido.

Para Duverger (1981, p.9) “Uma precisa definição de ciência política só seria, realmente, possível se a ciência política estivesse perfeitamente conceituada, se tivesse sido explorado inteiramente o seu domínio”.

Por não ser possível definir precisamente a ciência política e sua delimitação dentro das ciências sociais, existe uma discursão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria dos cientistas políticos, segundo Maurice Duverger, é essa visão mais abrangente de que o objeto de estudo da ciência política é o poder.

Segundo autor, antes de qualquer coisa é preciso compreender primeiramente esta noção de "poder", para entender as diversas concepções relativas ao objeto da ciência política. A palavra “poder” designa, ao mesmo tempo, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com