TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clímas Do Brasil

Monografias: Clímas Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

IMPRIMIR ( COPIAR O TEXTO)

COPIAR

DIFERENÇA ENTRE CLÍMA E TEMPO

IMPRIMIR

. Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico ou litorâneo úmido, semiárido e subtropical.

1 Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C . A QUANTIDADE DE CHUVAS É ABUNDANTE, PRATICAMENTE NÃO É PERCEBIDO PERÍODOS DE ESTIAGEM.

2 Tropical: É O CLIMA PREDOMINANTE NA MAIOR PARTE DO BRASIL.Abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: uma seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril)

O clima tropical no Brasil é caracterizado pelas altas temperaturas que variam de 18ºC a 28ºC, as estações são sempre definidas, sendo o verão muito quente acompanhado de chuvas e, o inverno a temperatura se mantém bastante amena e o tempo seco

3 Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo.

Sofre grande influência anual da massa tropical atlântica , que é úmida.

No inverno, a massa polar atlântica é responsável pelas baixas temperaturas e pelas geadas que costumam ocorrer durante o inverno.

4 Tropical atlântico ou litorâneo úmido: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

5 O clima semiárido é típico da região Nordeste, especialmente no interior, lugar conhecido como polígono da seca, em razão da escassez de chuva. Apresenta temperaturas elevadas o ano todo, a média anual varia entre 26°C e 28°C. As chuvas são escassas e mal distribuídas, dificultando o desenvolvimento das atividades agrícolas.

6 Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.

O que significa umidade relativa do ar?

UMIDADE RELATIVA DO AR

Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

EXEMPLO : QUANDO DIZEMOS QUE A UMIDADE RELATIVA DO AR É DE 60%, SIGNIFICA QUE FALTAM 40% PARA O AR RETER TODO VAPOR D’ÁGUA E COMEÇAR A CHOVER

A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com