TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta De Amostras De água Tratada

Exames: Coleta De Amostras De água Tratada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

1) Para serem definidos os pontos de amostragem do monitoramento de vigilância da qualidade da água tratada, deve-se levar em consideração critérios relacionados a dois elementos. Primeiramente, analisa-se quanto a distribuição geográfica, daí determina-se os pontos críticos ou não, de forma a ter uma visão geral do que ocorre ao longo da rede de distribuição. Então, avalia-se a saída de reservatórios de distribuição, pontos aleatórios na rede, pontos não monitorados pelo controle, entre outros. Depois se escolhe a partir de locais estratégicos, como áreas com situação sanitária precária, consumidores mais vulneráveis, áreas próximas a pontos de poluição e áreas que do ponto de vista etimológico, necessitem atenção.

2) O monitoramento e a vigilância da qualidade da água para consumo humano consiste em avaliar, continuamente, a qualidade da mesma, identificando os fatores de riscos e definindo estratégias para melhoria da situação encontrada, além de acompanhar os impactos resultantes das medidas implementadas.

3) Os locais de amostragem devem ser feitos ao decorrer do processo de tratamento na ETA, então, desde a entrada na estação e floculação, até a fluoretação e saída. Geralmente os pontos de tomadas estão nos laboratórios, e as torneiras recebem água de cada etapa, separadamente. É aconselhável que não seja modificada a vazão das torneiras, para evitar alteração de características da água.

Na fonte de água, os parâmetros mais importantes a serem monitorados inclui turbidez, tempo de vazão e retenção, cor, condutividade, condições meteorológicas, absorbância em UV e algas. No processo de tratamento controla-se a concentração de desinfetante e tempo de contato, pH, turbidez, cor, entre outros, dependendo do tipo de tratamento.

4) Os sistemas de distribuição com suas tubulações de longas extensões, interconexões e reservatórios, são vulneráveis á contaminação química e microbiológica. Com uma baixa pressão da água, por meio de fraturas, pode ingressar água contaminada nas tubulações. Fenômenos naturais e atividades antrópicas podem afetar as tubulações e levar ao aparecimento de epidemias.

Esses e outros fatores que podem comprometer a qualidade da água devem ser evitados para proteger o sistema de distribuição e não comprometer a saúde dos consumidores. Daí se nota a importância e a necessidade iminente do monitoramento minucioso da qualidade da água, do ponto de vista químico e biológico ao longo de todo o processo e percurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com