TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva

Trabalho Universitário: Coleta Seletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

• INTRODUCAO:

A forma como se recolhe, armazena e destina-se o lixo urbano é fundamental para a cidade, para que seja possível viver com mais saúde e segurança, e também mais responsabilidade ambiental. Com isso a educação ambiental vem com o papel de conscientizar a população a respeito da coleta seletiva e da reciclagem do lixo, ressaltando a limitação do Planeta Terra e seus finitos recursos naturais, buscando com isso diminuir o volume de lixo nos aterros controlados, aterros sanitários dos centros urbanos, favorecendo não só os indivíduos quanto à qualidade de vida, mas buscando alternativas para com as gerações futuras.

Segundo tabela abaixo o tempo de decomposição dos resíduos jogados em lixões, são os seguintes (CEMPRE,2002):

Papel: 02 a 04 anos semanas

Pilhas: 500 anos

Alumínio: 100 a 500 anos

Sacos e copos plásticos : 200 a 450 anos

Latas de conserva : 100 anos

Cascas de frutas: 03 meses

Tecido de algodão: 01 a 05 meses

Garrafas de vidro: tempo indeterminado

O crescimento populacional via modernidade tecnológica é sentida hoje nas grandes metrópoles que abrigaram uma grande massa de pessoas vinda dos campos, das áreas rurais, à procura de melhor qualidade de vida nas cidades. Com isso temos 47% da população mundial vivendo nas grandes cidades do mundo. Tal consequência se reflete em maior consumo e geração de lixo, exaurindo, cada vez mais com mais “fome” os recursos naturais do planeta. (Magera (2003 pg 27)).

A cidade de Vitoria da Conquista situada no oeste baiano apresenta uma população, conforme o IBGE, em 2013 de 336.990 habitantes, o que a torna a terceira maior cidade do estado e do interior da Bahia.

Segundo o Relatório do Plano Diretor Urbano de Vitória da Conquista/PDU a execução dos serviços de coleta de lixo na sede municipal está sob a responsabilidade da Cooperativa Recicla Conquista que efetua a coleta dos resíduos domiciliares, comerciais, de feiras e mercados e das indústrias, abrangendo cerca de 70% da cidade. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista é responsável pela execução dos 30% restantes. Há uma produção diária de 160 toneladas de resíduos sólidos na cidade de Vitoria da Conquista. Nas áreas mais íngremes e de difícil acesso para veículos de coleta convencionais, os serviços são realizados com carroças de tração animal. O trabalho é realizado em dias alternados e os resíduos coletados são encaminhados para os galpões da cooperativa. Neles, são feitas a triagem, classificação e prensagem do material coletado.

O Projeto Cooperativa de Catadores Recicla Conquista visa à inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. A Cooperativa de catadores é uma alternativa concreta de emprego e renda. A destinação dos resíduos sólidos para a reciclagem, através da coleta diferenciada, além de gerar trabalho e renda, melhora a qualidade de vida de toda a população e do ambiente urbano.

• OBJETIVOS GERAIS:

O presente trabalho procura analisar a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com