TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compactação Dos Solos

Artigo: Compactação Dos Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

COMPACTAÇÃO DOS SOLOS

INTRODUÇÃO

A resistência do solo está diretamente relacionada com seu grau de compacidade quando é adensado por um determinado esforço. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação existe uma determinada umidade, denominada umidade ótima de compactação, na qual ocorrem as condições em que se pode obter o melhor adensamento, ou seja, a maior massa específica seca. Nesta condição, o solo também apresenta menor porosidade, caracterizando assim um material mais durável e mais resistente mecanicamente.

A umidade ótima de compactação é determinada em laboratório através da medida da massa específica do solo em diferentes umidades, quando ele é compactado em um determinado molde (cilindro de Proctor). As massas específicas são representadas em gráfico, em função da umidade, e a máxima massa específica, obtida na curva, define a umidade ótima de compactação do solo

Na prática da engenharia geotécnica, o solo de um determinado local não apresenta as condições requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características que deixam a desejar do ponto de vista econômico. Uma das possibilidades é tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local.

Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra.

A caracterização física é feita habitualmente recorrendo a ensaios de rotina simples nomeadamente: análises granulométricas, determinação dos limites de consistência e do teor em água natural (nos solos finos), ensaios de compactação, determinação da massa volumétrica através de amostras representativas e determinação da densidade das partículas sólidas. Este conjunto de ensaios extremamente expeditos proporcionam a obtenção de parâmetros, índices que identificam não só a natureza do solo, bem como podem ser correlacionados com as suas propriedades mecânicas.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Os equipamentos utilizados no ensaio são:

* Estufa capaz de manter a temperatura entre 60 e 65°C e entre 105 e 110° C;

* Aparelho de dispersão;

* Picnômetro de 500, calibrado a 20°C,

* Termômetro graduado em 0,1°C, de 0 a 50°C;

* Balança que permita pesar nominalmente até 1,5 kg, com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível;

* Funil de vidro;

* Conta-gotas.

* Espátula

* Cápsula de Porcelana

METODOLOGIA DE ENSAIO

Segundo a norma da ABNT NBR 7182/1986, o ensaio de compactação é realizado seguindo os seguintes procedimentos:

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com