TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Contabeis

Monografias: Conceitos Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

. Balanço Patrimonial e DRE

Segundo Ribeiro (1999) a palavra balanço remete a equilíbrio visto que, tal como em uma balança, o lado do ativo e o lado do passivo devem ser iguais refletindo uma situação de equilíbrio do patrimônio de uma entidade. O Ativo e o Passivo estão agrupados na demonstração contábil, com o objetivo de informar aos usuários da contabilidade a posição patrimonial líquida da entidade.

Para Padoveze (2004) o Ativo representa todas as aplicações de recursos dentro da empresa. Enquanto o Passivo representa todas as origens (fontes) de recursos que entraram na empresa. As origens de recursos evidenciadas no Passivo são de dois tipos: próprios e recursos de terceiros.

O patrimônio, definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações, é demonstrado da seguinte forma: No Ativo os bens e direitos que possam ser mensuráveis monetariamente, e que possam representar benefícios presentes ou futuros. No Passivo as obrigações que serão exigidas por terceiros, complementadas pelos recursos investidos pelos donos deste patrimônio, ou acumulados pelo processo de gestão deste patrimônio, sendo estes recursos denominados de Patrimônio Líquido (MARION, 2005).

Quadro 1. Demonstração do Patrimônio.

Balanço Patrimonial

Ativos

Bens + direitos Passivo

Obrigações

(Capital de Terceiros)

Patrimônio Liquido

(Capital Próprio)

Fonte: Adaptado de Marion (2005)

Matarazzo (2010) afirma que o diagnóstico de uma empresa quase sempre começa com uma rigorosa Análise de Balanços, cuja finalidade é determinar quais são os pontos críticos e permitir, de imediato, apresentar um esboço das prioridades para a solução de seus problemas.

2.2 A análise de índices financeiros

Para Matarazzo (2010) os índices financeiros servem como medida dos diversos aspectos econômicos e financeiros das empresas. Assim como um médico usa certos indicadores de pressão e temperatura, para elaborar o quadro clínico do paciente, os índices financeiros permitem construir um quadro de avaliação da empresa.

A análise de índices envolve métodos, cálculos e interpretações de índices financeiros para compreender, analisar e monitorar o desempenho da empresa. A Demonstração de Resultado do Exercício - DRE e o Balanço Patrimonial - BP são os demonstrativos fundamentais para a análise (GITMAN 2010).

2.3 Os principais índices financeiro

Para Matarazzo (2010) a análise das demonstrações financeiras pode subdividir-se em análise da situação financeira e análise da situação econômica. Basicamente, começa pela analise da situação financeira da empresa e após a situação econômica. Por último, juntam-se as informações dessas duas análises. Assim, os índices dividem-se em índices para análise financeira, que englobam os Índices de Estrutura de Capital e os Índices de Liquidez.

Quadro 2. Índices financeiros

P/L (Preço sobre lucro) EV / EBIT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com