TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Dos Principais Conceitos Contábeis

Trabalho acadêmico: Síntese Dos Principais Conceitos Contábeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATPS

TRABALHO DE ATPS

Trabalho sobre Atividade Prática Supervisionada apresentada à coordenação do Curso de Administração de Empresas para a obtenção de nota na disciplina de Teoria da Contabilidade, sobre a orientação do Professor Elias Reis de Souza.

CAMPO GRANDE- MS

SETEMBRO 2013

Sumário

1. Objetivo da Contabilidade 3

2. Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa 5

3. Entrevista 6

4. Síntese Dos Principais Conceitos Contábeis 7

4.1 Ativo 7

4.2 Passivo 8

4.3 Receitas e Ganhos 8

4.4 Despesas e Perdas 9

5. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 10

6. Planilha de ATIVOS e PASSIVOS 11

7. Conclusão 13

REFERÊNCIAS 14

Introdução

Será mostrado de forma objetiva e na visão do grupo os conceitos básicos da contabilidade, ativos, passivos, semelhanças entre uma empresa e a vida pessoal de um individuo, como a contabilidade interfere na vida de uma empresa e no cotidiano de um cidadão tentando mostrar que sempre esteve presente de forma indireto nas decisões referente a finanças.

1. Objetivo da Contabilidade

A contabilidade por si é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. É o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Na contabilidade quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas, nela precisa dos usuários e as necessidades de informações que são os investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agências e o público. Embora nem todas as necessidades de informações desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis, há necessidades que são comuns a todos os usuários.

Os objetivos da contabilidade, pois, deve ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. E a tomada de decisões pelo usuário abordam dois pontos importantes que é a:

• Ênfase à evidenciação

• Essência sobre a forma

Uma forma mais prática de se verificar se a contabilidade está mesmo alcançando seus objetivos, é pesquisar qual é o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais se acredita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade como as deficiências estruturais, as restrições, o ambiente decisório e as falhas de comunicação.

Um dos principais elementos para se obtiver os objetivos são:

• Ativo: recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

• Passivo: obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos.

• Patrimônio Líquido: valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os passivos.

• Receitas: aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuição de passivos.

• Despesas: são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos.

Com os objetivos podemos obter a as operações da entidade que se aplica a contabilidade.

2. Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa

Semelhanças acontecem entre uma empresa e vida de um cidadão quando falamos de futuro, planejar o futuro, em uma empresa criasse metas para aumentar a produtividade ou ganhos em curto, médio ou longo prazo em nossa vida particular isso não é diferente, pois o planejamento nos da chance de se preparar para qualquer possível eventualidade que possa ocorrer ao se tratando de dinheiro, cada cidadão almeja garantias financeiras para sua velhice, dessa forma procura se organizar em busca de guardar ou investir seu dinheiro em algo que possa dar lucro e uma estabilidade que uma velhice requer, mas nem sempre é assim que ocorre, exemplo é nosso grupo alguns planejam suas financias sempre cientes de valores o que pode ser gasto, mas em compensação tem outros que não tem controle sobre seus gastos fazendo com que suas finanças saem do controle.

Em uma empresa não é diferente muitos donos acaba gastando ou investido de forma errada é desnecessária dinheiro que nem mesmo os tem, mas pela facilidade de empréstimos no mercado criasse a necessidade, mas em caso de uma real necessidade aquele fundo de emergência que seria apenas para casos de extremo risco foi gasto desnecessariamente fazendo assim sua empresa mergulhar em mais dividas e também correndo risco de perdas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com