TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutimetria

Resenha: Condutimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentar as contribuições do behaviorismo dentro dos processos educacionais, fazendo um paralelo entre psicologia e educação é o que propõe este trabalho. Para o desenvolvimento deste utilizaremos os preceitos skinnerianos dando enfoque ao instrumento fundamental de modelagem que é o reforço, mostrando como este se aplica dentro da educação, assim como os demais conceitos trabalhados por este teórico.

Na década de 30, Skinner propõe estudos de animais, (ratos e pombos), a fim de descrever as leis que controlam o comportamento de qualquer ser vivo, inclusive o homem. Segundo Carmo (2003) que interessava para Skinner era a observação e o registro de uma resposta, produzindo assim uma mudança no ambiente. Era importante verificar a freqüência com o que aquele comportamento aconteceria de acordo com a mudança ambiental produzida.

Para Silva (2005) “Skinner considera aquilo pode ser observável, portanto se refere a uma psicologia em que as condições do meio (estímulos) se associam e afetam as respostas do organismo”. Podemos pensar, portanto que a aprendizagem é uma associação entre estímulos e respostas.

Baseando-se na abordagem behaviorista o comportamento operante é um comportamento apreendido através de associações dentro de um contexto complexo que se estabelecem em todas as relações sociais. É a psicologia viu no sistema educacional um amplo terreno para o seu crescimento.

O reforço é uma das formas de se instituir um comportamento. Logo após a resposta dá-se o reforço para um aumento da probabilidade da incidência do comportamento em questão. Há dois tipos de reforços: o positivo e negativo.

O reforçamento positivo ocorre quando a presença de um estímulo aumenta a possibilidade de determinada resposta, por exemplo, na sala de aula, quando um aluno dá uma resposta correta a professora o elogia. O reforço negativo é quando há ausência de um estímulo e este fato faz com que aumente a probabilidade do aparecimento da resposta, isso se exemplifica quando um aluno, na ausência de notas boas, ele passa a emitir um comportamento de estudar.

Na educação, o behaviorismo é um fator a ser considerado, uma vez que o comportamento dos alunos é uma resposta ao ambiente e nessa visão todo comportamento pode ser aprendido. Portanto, o professor deve construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com