TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condução De Eletricidade

Monografias: Condução De Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A manifestação da eletricidade ligada á matéria, tem a ver com a propriedade de conduzir corrente elétrica de determinado material: a condutividade elétrica que, por sua vez, difere de um material para outro. Alguns materiais são bons condutores elétricos, outros não. Esse experimento visa o entendimento da condutividade elétrica, utilizando alguns materiais para teste. A condutividade elétrica será observada pelo acendimento ou não da lâmpada. Mas para isso é importante que se saiba o que é corrente elétrica.

A corrente elétrica pode ser entendida como o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas que circulam por um condutor, quando entre as extremidades desse condutor há uma diferença de potencial, ou seja, tensão. Em outras palavras, a tensão elétrica pode ser entendida como uma "força" responsável pela movimentação de elétrons. Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis a olho nu, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a um terminal de geração de corrente elétrica. Entre os terminais do filamento da lâmpada caso exista uma diferença de potencial, com circulação de uma corrente elétrica, a lâmpada irá brilhar.

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento. Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em um circuito é necessário que em toda sua extensão existam cargas elétricas e que estas possam se movimentar.

Um material é dito condutor se for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica.

Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, estas soluções são classificadas como condutores de segunda classe. Em 1887, o químico Sueco Svante August Arrhenius denominou eletrólito todas as substâncias capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa e não eletrólito as substâncias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa.

E possível diferenciar as soluções de acordo com a sua condutividade elétrica:

Solução iônica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.

Solução molecular: esse tipo de solução não conduz eletricidade.

É o segundo caso que citamos, da solução de água e açúcar. O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.

Objetivo

Compreensão das condições necessárias para que haja condução de eletricidade utilizando conceitos químicos de substâncias iônicas e moleculares. Reconhecer alguns materiais que são condutores elétricos e entender porque alguns conduzem corrente elétricas e outros não.

Materiais e Procedimentos

Para realizar as inúmeras experiências utilizamos:

- Lâmpada com duas ligações, uma ligada a energia outra colocada dentro dos béqueres com substâncias.

Substancias químicas:

- Sal de Cozinha

- Água destilada H2O

- Água da torneira

- Sacarose

- Vinagre

- Acido acético

- Acido sulfúrico

- Hidróxido de amônio

- Etanol

]Resultados

Experiência com água destilada: Não conduziu energia porque a água destilada apresenta em sua composição molecular apenas H2O e a água é uma substancia que é formada por ligações covalentes entre Hidrogênio e Oxigênio, ou seja, há um compartilhamento de elétrons entre os átomos, e na maioria dos casos, não conduzem corrente elétrica, uma vez que não possui elétrons livres.

Experiência com água destilada e sal: Quando o retículo cristalino de cloreto de sódio entra em contato com a água, ocorre uma separação dos íons, fenômeno denominado de dissociação iônica. Os íons livres obtidos após a dissociação, são os responsáveis pela condutividade elétrica.

Experiência com ácido acético: Conduziu com baixa intensidade porque o ácido acético é um composto molecular com ligações covalentes, e é um eletrólito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com