TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Trabalho Escolar: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 02

1 – O que você entendeu no tópico “ Capital e patrimônio: diferenças conceituais”.

Capital é o mesmo que patrimônio, entretanto ele busca diretamente o lucro, é formado por dinheiro ou qualquer outro bem móvel ou imóvel, ou seja, para ser sempre aumentado através da aplicação.

Patrimônio pode satisfazer a necessidades de naturezas diferentes, por isso, é possível constituir e movimentar a riqueza com o fim de suprir necessidades ideais, pessoais ou não, patrimônio é tudo que a empresa possui, bens, direitos e obrigações.

2- Comente sobre os aspectos quantitativos e qualitativos da contabilidade.

Quantitativo: É através dele que se referimos os bens em valores de uma empresa, trazendo ao conhecimento o valor patrimonial,

Qualitativo: Refere-se em detalhar colocando o nome nos bens – (objetos e outros...) permitindo a identificação através de relatórios qualificando os elementos por nome.

3 – Faça um estudo sobre postulados.

Propõe suposições não dependendo de averiguação, compõe a lei maior da contabilidade, pois explica o ambiente economicamente,socialmente e politicamente. São eles os postulados contábeis: Da entidade contábil e da continuidade.

CONCEITOS DE CAPITAL

CAPITAL SOCIAL  é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido (PL)

CAPITAL PRÓPRIO  são os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais.

CAPITAL DE TERCEIROS  representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível (PE)

CAPITAL REALIZADO  corresponde ao valor dos recursos entregues pelos sócios e à disposição da entidade (em caixa, nos bancos, em imóveis, etc).

CAPITAL A REALIZAR  é o capital com que a entidade foi registrada mas que por algum motivo ainda não foi colocado totalmente à disposição da entidade. Com o desenrolar dos negócios, este capital será posto à disposição da entidade, seja através de dinheiro ou outros bens.

CAPITAL TOTAL A DISPOSIÇÃO DA EMPRESA  corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ATIVO da entidade.

DIFERENÇA ENTRE CAPITAL E PATRIMÔNIO

CAPITAL: é o conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Ex.: Lúcia vai abrir uma papelaria. Ela possui, para esse fim, R$ 10.000 em dinheiro. Logo, esses R$ 10.000 em dinheiro constituem o seu Capital Inicial.

O Capital Inicial pode ser composto por:

• Dinheiro

• Móveis

• Veículos

• Imóveis

• Promissórias a Receber etc.

PATRIMÔNIO: é o conjunto que COMPREENDE os bens da empresa (dinheiro em caixa, contas a receber, imóveis, veículos., etc), seus direitos (contas a receber) e suas obrigações para com terceiros (contas a pagar)

4. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

4.1. CONCEITO DE DÉBITO E CRÉDITO

 um alerta para não confundir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com