TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Monografias: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  3.355 Palavras (14 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 14

Mensuração e avaliação do ativo e passivo

Resumo

Introdução

Definição de Ativo

Atributos básicos na mensuração de Ativos

Avaliação e Mensuração dos Ativos

Avaliação

Mensuração

Valores de entrada

Custo histórico

As vantagens

As desvantagens

Custo histórico corrigido

As vantagens

As desvantagens

Custo corrente

Custo corrente corrigido

As vantagens

As desvantagens

Custos Futuros Descontados

Valores de saída

Preços Correntes de Saída ou Valor Realizável Líquido

As vantagens

As desvantagens

Valores de liquidação

Equivalente correntes de caixa

Valor descontados de entradas de caixas futuros

As vantagens

As desvantagens

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário. Para abordar a questão proposta, considera-se como premissa básica o fato de que se os ativos e passivos exigíveis de uma entidade estiverem sendo mensurados por valor mais aproximado da realidade e considerando-se que o patrimônio líquido é apurado pela diferença entre os dois então o patrimônio líquido estaria também mensurado da mesma forma. Assim seria possível afirmar que existe uma metodologia mais correta de avaliação de ativos e passivos exigíveis de uma entidade considerando-se as alternativas apresentadas pela Teoria da Contabilidade?

Este trabalho aborda especificamente o problema da mensuração de ativos e passivos exigíveis, e tenta investigar se existe uma melhor metodologia para mensurá-los considerando-se os resultados que podem ser obtidos. Não é nosso objetivo apresentar a solução para o questionamento proposto, face à sua complexidade, mas expressar a falta de clareza na literatura contábil e normativa. Esse fato dá suporte para a utilização das várias alternativas de avaliação propostas pela Teoria da Contabilidade..

Introdução

Através deste trabalho poderemos analisar que métodos, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionariam um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa.

Considera-se como premissa básica o fato de que se os ativos e passivos exigíveis de uma entidade estiverem sendo mensurados por valor mais aproximado da realidade. Hoje em dia existe uma grande preocupação entre os gestores em possuírem um ótimo sistema de mensuração e avaliação da empresa como um todo. Um bom inicia para que se obtenha êxito na mensuração e avaliação do desempenho é se tiver em mente que ambos visam atender necessidades especificas nas fases de planejamento, execução, controle e tomada de decisão das atividades desenvolvidas pela empresa.

A contabilidade sendo uma ciência que têm como objetivo de prestar informações relevantes para atender as necessidades da empresa, vem ao longo do tempo buscando novas medidas de mensuração e avaliação dos diversos meios e recursos que compõe a entidade patrimonial.

Definição de Ativo

*Iudícibus apresenta a definição do Ativo da seguinte forma

A característica fundamental é a sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxo líquido de entradas de caixa

Esta definição caracteriza-se também em benefícios futuros através do potencial de serviços geradores de fluxos de entradas de caixa e benefícios futuros.

*Francisco D’Auria apresenta a definição do Ativo da seguinte forma

O ativo é finalmente o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue à sua direção tem em vista

A definição acima pode não ser muito completa por se restringir a tratar de “meios” e “matérias”, mas traz uma importante reflexão sobre o fato de representar ativo tudo aquilo que a empresa tem à sua disposição para buscar o cumprimento de seus objetivos ou seja e o conjunto de recursos econômicos que a empresa possui para o desenvolvimento de suas atividades.

Analisando os conceitos das definições apresentadas, independentemente dos elementos dos Ativos possuem características comuns.É deu a entender que

Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Porém para ser considerado como tal, este deve auxiliar na geração de resultados, são os meios através do qual os administradores utilizam para manter a empresa funcionando e produzir os serviços, produtos ou mercadorias concernentes à respectiva atividade empresarial.

Atributos básicos na mensuração de Ativos

Para aplicação dos objetivos mencionados anteriormente, deve-se analisar os atributos básicos de uma mensuração de ativos:

· Objetividade: conforme o significado da palavra, devemos mensurar um ativo de forma que haja ausência de opinião preconcebida, adotando-se procedimentos claros e de fácil compreensão para que não haja subjetividade;

· Confiabilidade: indicando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com