TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Trabalho Universitário: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  16.061 Palavras (65 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 65

Apontamentos de aulas contabilidade geral

Professor: José Calixto de Souza Filho

POR QUE ESTUDAR CONTABILIDADE?

Primeiro pela necessidade de registrar os fatos econômicos que podem ser significados através de direitos e obrigações representados por débitos e créditos. Segundo porque a contabilidade, pela aplicação da sua metodologia nos oferece medidas de riqueza material e intangível para indivíduos ou grupos de indivíduos organizados em organizações empresariais ou filantrópicas com ou sem objetivo de lucro.

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A invenção da contabilidade é atribuída aos Fenícios, povo que ficou conhecido como os primeiros comerciantes profissionais. A prática do comércio, a troca de produtos, necessitava de um acompanhamento das variações dos valores, quantidades dos bens possuídos pelo comerciante (as variações patrimoniais, variações do estoque de bens, ou seja, variações de riqueza), ocorridas a cada troca. Estas transações alteravam o patrimônio, a riqueza dos envolvidos. Medir o patrimônio era necessário não só para determinar o quanto rico e importante era um indivíduo, mas também para transmitir a herança para os descendentes, de pai para filho. A origem da palavra patrimônio é derivada da palavra PATER (PAI).

QUEM UTILIZA A CONTABILIDADE.

• Sócios, acionistas e proprietários de quotas socitárias;

• Condomínios;

• Pessoas físicas;

• Administradores, diretores todos aqueles que exercem cargos executivos envolvidos no processo decisório de empresas públicas e privadas;

• Governos;

• Entidades filantrópicas;

• Fundações;

• Outras organizações.

FINALIDADES DA CONTABILIDADE

I. Finalidade de controle: Processo pelo qual as organizações se certificam que os recursos são utilizados de acordo com os fins estabelecidos, com as políticas objetivadas, com os prazos adequados. O controle é efetivado por meio de relatórios e documentos contábeis. Os relatórios podem ainda serem utilizados como meios de comunicação, meios de motivação e meios de verificação.

II. Finalidade de planejamento: Planejar é decidir o curso de ação futura mais adequada para o sucesso da organização. O bom planejamento precisa de dados confiáveis, os departamentos de contabilidade são geradores de dados para o processo de tomada de decisões.

CONCEITOS:

A contabilidade é ciência e Arte. É arte quando registra as transações da empresa, expressas em termos monetários, e informa os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira das empresas.

É Ciência quando segue princípios básicos estabelecidos através de métodos com rigor científico. Pesquisa e experimenta novas fórmulas e métodos para a resolução dos problemas relacionados às atividades contábeis, com o objetivo de conduzir a gestão patrimonial na busca de melhores resultados econômico-financeiros. Ela integra a administração geral, apontam falhas e progressos dos processos de gestão. Como citado anteriormente, os interessados pela contabilidade das empresas são: os empreendedores, os administradores os fornecedores, os financiadores de capitais, que através das informações prestadas tem possibilidade de analisar as condições de garantia de seus investimentos. A contabilidade interessa também ao governo, que tem nos registros contábeis os elementos necessários para avaliar a correta arrecadação dos tributos e colher informações para suas elaborações estatísticas.

Nas tomadas de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com as empresas, emerge a Contabilidade como instrumento de base, pois ela apresenta o patrimônio, tanto no seu aspecto estático, que é através do Balanço e demais demonstrações financeiras que são através das Demonstrações de resultados, Demonstrações das Origens e Aplicações dos recursos, Mutações do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.

PATRIMÔNIO :

Entende-se por Patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica. Devemos saber que pessoas físicas são as pessoas naturais, os seres humanos, e pessoas jurídicas são as entidades (firmas individuais, sociedades civil, sociedades comerciais, empresas públicas, repartições públicas, autarquias etc), formadas por pessoas físicas e que têm o reconhecimento de sua existência por força de lei mediante registro em órgão competente, como Junta Comercial ou Cartório de Títulos e Documentos.

As pessoas jurídicas podem ser de Direito Público e de Direito Privado. São pessoas de Direito Público as entidades que representam o próprio Estado (União, Estados, Municípios) e as que constituem descentralização do Estado, como autarquias.

São pessoas de Direito Privado as entidades formadas pela iniciativa particular e pertencente aos particulares e as criadas pelo Estado, à semelhança da empresa particular, com o capital essencialmente público (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Caixa Econômica Federal etc.) ou com capital misto, público e privado (Banco do Brasil, Eletrobrás etc.).

Antes de prosseguirmos em nosso estudo, devemos fazer alguma referência ao significado de bens, direitos e obrigações.

BENS - no sentido contábil são todas as coisas, com expressão monetária, que pertencem à empresa e estejam na sua posse direta ou indireta.

A posse direta quando o bem está em poder do proprietário; é indireta quando o bem, embora seja de sua propriedade, está nas mãos de terceiros, por contrato de locação, consignação, depósito, etc., mas que continua sob o domínio de seu legitimo dono.

Juridicamente os bens têm várias classificações. Entretanto, daremos aqui a classificação que tem relevância contábil.

Bens Móveis – Coisas materiais, que podem ser deslocados de um lugar para outro, sem que suas características sofram alteração. Exemplo – mesas, cadeiras, ventiladores etc.

Bens Imóveis – Coisas materiais, que não podem ser mudadas de lugar, sem a sua destruição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com