TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Ensaios: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 8

O QUE É ATUÁRIA O estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como os negócios de seguros, fundos de aposentadorias (fundos de pensão), além, é claro, de outras atividades que envolvam riscos de perda,como financiamentos,

POR QUE ESTUDAR? O profissional contábil possui uma das formações mais completas no que se refere à gestão patrimonial das organizações.O conhecimento atuarial pode ampliar sua capacidade de estabelecer cenários, previsões e fundamentações para o processo de decisão nas empresas.

TÉCNICAS ATUARIAIS As metodologias e técnicas desenvolvidas nas ciências atuariais utilizam como base, em sua maioria, os conhecimentos advindos da matemática e da estatística, em especial aqueles que envolvem o estudo das probabilidades.

CARACTERÍSTICA DO PROFISSIONAL ATUÁRIOO conhecimento e domínio das metodologias e técnicas matemáticas e estatísticas é apenas o princípio, capacidades de percepção ambiental,agilidade, comunicabilidade, entre outros, são adjetivos mais do que esperados nesse tipo de profissional.

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO Segundo o IBA Fundos de Pensões.Instituições Financeiras.⤿Companhias de Seguros.⤿Empresas de Capitalização.⤿Órgãos Oficiais de Previdência(Municipal, Estadual e Federal).⤿Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos.⤿Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos.

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO ⤿Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária.Órgãos de Fiscalização.⤿Previdência Social.⤿Perícia Técnica ‐Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial.⤿Auditoria Atuarial.⤿Operadoras de Saúde.⤿Universidades.⤿Gestão de Riscos.

PARA EXISTIR O TRABALHOATUARIAL Tem que haver uma incerteza medida por uma probabilidade de ocorrência.Tem que haver a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.

CONCEITOS DE RISCOS O termo risco, em se tratando de ciências atuariais, se refere à possibilidade de que um sinistro ocorra no caso das empresas de seguro,ou a possibilidade de que alguém venha a necessitar das coberturas médicas no caso dos planos de saúde.

CONCEITOS DE RISCO Riscos puro ou estático: são eventos ou circunstâncias que só podem causar perdas a um indivíduo ou empresa.⦿Risco especulativo ou dinâmico: são eventos ou circunstâncias que tanto podem causar perdas quanto ganhos a um indivíduo ou empresa.

RISCO PURO OU ESTÁTICO Um exemplo clássico que mostra essa diferença é o do proprietário de um veículo, cujo risco(puro) que está associado a ele é o da perda potencial por colisão.⦿Se o proprietário bater o carro, terá uma perda;mas, se não bater, não terá ganho por isso.

RISCO ESPECULATIVO OU DINÂMICO Riscos administrativos = tomada de decisão.De mercado.Financeiros.De produção.Políticos.De inovação.

AUDITORIA ATUARIAL Segundo a Deloitte:⤿Revisão de benefícios e critérios de concessão adotados pelos fundos de pensão e patrocinadores de planos de pensão, bem como revisão das reservas a serem contabilizadas pelos patrocinadores.

INSTITUTO DE ATUÁRIOS DO BRASIL Educação Graduação Educação continuada• ampliação das áreas de atuação;• mais responsabilidade exigida do profissional;• melhoria da importância atribuída ao profissional.

VARIÁVEIS ATUARIAIS Idade; anos; idade x de pessoas vivas (life); idade x de pessoas falecidas (death). Probabilidade de falecimento no ano; probabilidade de viver no ano; probabilidade de uma pessoa deidade x sobreviver à idade n; probabilidade de uma pessoa de idade x não sobreviver à idade n;probabilidade de sobreviver por2 anos.Quantidade de existência; e idade final

TÁBUA DE VIDA OU MORTALIDADE(BIOMÉTRICAS ‐ AT‐2000 )Idade do participante medida em anos – que inicia com uma idade = 0 e vai até a maior idade de um indivíduo da população vivo, ou seja, no caso data bela AT – 2000, 115 anos.⦿ AT – 2000F – são as probabilidades calculadas de uma pessoa do sexo feminino morrer em qualquer idade, seja por morte natural ou acidental, uma vez que se referem simplesmente ao evento morte.

TÁBUA DE VIDA OU MORTALIDADE(BIOMÉTRICAS ‐ AT‐2000 )

AT – 2000M –são as probabilidades calculadas de uma pessoa do sexo masculino morrer em qualquer idade,seja por morte natural ou acidental, uma vez que se referem simplesmente ao evento morte. AT – 2000F/M – refere se à mesma AT básica, porém com um ajuste que geralmente se faz para uma melhor adequação às mudanças relacionadas às expectativas de vida da população

Conceito Representa o conjunto de metodologias e técnicas aplicadas para a identificação e mensuração dos riscos, com base nos parâmetros presentes nas variáveis atuariais

OBJETIVO DOS C.A.Promover o equilíbrio financeiro e econômico das organizações,buscando garantir a solvência de seus compromissos junto aos contratantes.

TIPOS DE EQUILÍBRIOS OBJETIVADOS Equilíbrio Financeiro – “a garantia de equivalência entre as receitas auferidas e as obrigações do RPPS em cada exercício financeiro” (BRASIL, 2008).• Equilíbrio Atuarial – “a garantia de equivalência, a valor presente, entre o fluxo das receitas estimadas e das obrigações projetadas, apuradas a tuarialmente, a longo prazo” METODOLOGIA Valor presente atuarial – representa o valor futuro descontado a uma determinada taxa estabelecida como custo de oportunidade. Essa taxa também é denominada de meta atuarial.• Reserva matemática –o valor total dos compromissos líquidos do plano junto aos seus contratantes.Dos benefícios concedidos e a conceder.

ASPECTO LEGAL A Constituição Federal (art. 40, caput) estabelece que os regimes próprios devam ser estrutura dos segundo o critério do equilíbrio financeiro e atuarial.

TAXA DE MORTALIDADE A taxa bruta de mortalidade é obtida pela divisão do número de óbitos pelo número total da população durante um determinado período. No caso de um ano, é representada por lx, que significa “população de idade x”.

PROBABILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA A probabilidade de sobrevivência é calculada a partir do número de pessoas vivas em cada a no com o qual se deseja a informação.• Se nós desejamos saber, por exemplo, qual a probabilidade de uma pessoa de 30 anos sobreviver até os 60 anos, como calculamos?

RISCO À LIQUIDEZ Déficit atuarial – ocorre no caso de insuficiência de fundos para garantira reserva matemática.

VARIÁVEIS ATUARIAIS Idade; anos; idade x de pessoas vivas (life); idade xde pessoas falecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com