TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Faça um breve resumo de como surgiu a contabilidade empírica e como floresceu na idade média:

R= A contabilidade empírica surge na antiguidade com o objetivo prático de assegurar e proteger o patrimônio como necessidade de analizar as variações das riquezas. Com o desenvolvimento das práticas comerciais, surgi a necessidade de um conhecimento mais consolidado e aprofundado de tal patrimônio, assim surge as técnicas contábeis. Assim, na idade media surge a contabilidade como ciencia.

2 - De que forma os fenômenos sociais da burguesia, o mercantilismo e o protestantismo contribuíram para o desenvolvimento da contabilidade?

R= As mudanças ocorridas durante o mercantilismo, a burguesia se tornando mais ativa e a mudança de concepção do protestantismo causaram alterações na estrutura econômica existente. Desta forma a necessidade do homem de controla suas riquezas, com o avanço do comercio marítimo, alem da mudança de pensamento da sociedade e a criação de novas instituições econômicas trouxeram novos desafios para a contabilidade.

3 - O que se entende como ciência e em que momento da história a contabilidade é vista como ciência?

R= Ciência tem como definição tudo aquilo que utiliza do conhecimento racional e para a obtenção de tal conhecimento, esta utiliza-se de um objeto determinado e método próprio, caracterizando-se assim.

Tendo isso como premissa a contabilidade passa a ser considerada como ciência apenas no séc. XV, após a publicação, da obra de Luca Pacioli, na qual surge os métodos utilizados pela contabilidade e a consolidação inicial de suas bases de sustentação.

4 – cite duas importantes contribuições da escola europeia á contabilidade e quais os motivos da queda dessa escola?

R= a Escola Europeia teve o mérito de demonstrar que a contabilidade não era apenas uma forma de registro e sim um instrumento de gestão, aprofundando o método das partidas dobradas e além de torna a contabilidade uma ciencia. No entanto está possuía uma preocupação excessiva com a demonstração de que a contabilidade era uma ciência, além da falta de aplicabilidade, excessiva ênfase na teoria das contas; e a queda de nível de algumas das principais faculdades, foram os fatores que mais contribuíram para a queda da Escola Europeia.

5 - Quais as medidas/práticas adotadas pelos contadores americanos que levaram a supremacia da escola contábil norte-americana em relação a escola ltaliana ou Europeia?

R= A escola contábil norte-americana superou à escola europeia a partir do momento em que destacou os usuários das informações contábeis, buscando aperfeiçoar a contabilidade de forma mais aplicada, evitando uma excessiva busca para as questões teóricas das contas, como a escola europeia o fazia.

Associada a isso a escola americana se preocupava com a qualidade do ensino da contabilidade, o que fez com que tais universidades se destacassem muito mais do que as que seguiam os métodos da escola europeia.

6 – cite os quatro fatores fundamentais que embasaram o fortalecimento da contabilidade da escola norte-americana segundo Iudicibus?

R=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com