TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Dissertações: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Ana Carolina Estanislau de Oliveira - RA: 2317360041

Elizangela Alves Vieira Pereira - RA: 2307352576

Érika Gonçalo Pereira Santos - RA: 2331005211

Rosimar Corrêa Silva - RA: 2324405658

Maurinéia Corrêa Silva - RA: 2324405663

Professor: Elizeu Costa

BELO HORIZONTE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................................... 1

ETAPA 1 .................................................................................................................................. 2

ETAPA 2 .................................................................................................................................. 4

ETAPA 3 .................................................................................................................................. 7

ETAPA 4 ................................................................................................................................ 10

CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva o estudo sobre a incorporação, fusão e cisão das sociedades que são formas de reorganização societária que tem por finalidade principal a concentração de capitais e poder, sendo que esta se dá na unidade (incorporação e fusão) ou na pluralidade (cisão), que em algumas situações levam empresas ao gigantismo.

Palavras-chave: incorporação, fusão, cisão, reorganização societária, concentração de empresas.

ETAPA 1

APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TITULOS E VALORES MOBILIARIOS E OUTROS ATIVOS

As Empresas por questão de administração e de gestão de seus negócios,em havendo excesso de recursos financeiros e quando suprido as necessidades de giro operacional da entidade, seja em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, direcionam suas sobras temporárias de capitais pra as aplicações em títulos e valores imobiliários.

Título de Crédito:

São papéis emitidos por entidades financeiras ou por entidades não financeiras com objetivo de capacitação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis tem prazo de vencimento e rendem juros pré-fixados. Exemplo debêntures.

Contabilização:

Pela Instituição Financeira que concedeu o empréstimo: O valor da operação ser debitado no ativo como empréstimo concedido e será debitado na conta caixas ou bancos. A diferença entre o valor de liquidação do empréstimo e o dinheiro efetivamente liberado ao tomador são os juros a receber que serão debitados em receita.

Valores Mobiliários:

São papéis emitidos por entidades financeiras ou não financeiras e que são representativos de frações de um patrimônio, ações ou quotas, ou de direitos sobre a participação em um patrimônio, bônus de subscrição ou partes beneficiarias.

Contabilização:

A Contabilização dos títulos e valores mobiliários devem ser efetuadas em contas apropriadas de conformidade com a função e o funcionamento de cada uma.

Aplicação Financeiras:

São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária, representados por direitos ou títulos de creditos, com prazo de vencimentos e taxas de rendimentos pré-fixadas.

Contabilização:

As aplicações financeiras são classificadas:

a) No ativo circulante

1. Em disponibilidades, quando resgatáveis a qualquer tempo, sem limite de prazo.

2. Como investimentos temporários, quando resgatável em 12 meses.

b) No ativo não circulante, no subgrupo ativo realizável a longo prazo, quando resgatáveis após 12 meses.

Investimentos:

São aplicações de recursos em bens de natureza não monetária e que são representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada.

Contabilização:

É lançado no ativo não circulante no subgrupo do ativo permanente.

ETAPA 2

REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESAS

Em um ambiente globalizado, onde a concorrência não dá trégua e tende apenas ao acirramento, a busca pela eficiência e controle de mercados atinge todas as variáveis de uma organização, que investe em alternativas para ampliar seu poder de fogo. A reestruturação societária, seja por fusão, cisão ou incorporação, tem se tornado uma etapa natural nesse processo, quando não essencial à sobrevivência e fortalecimento dos negócios.

A pressão externa exige, no entanto, que a reengenharia seja feita a partir de critérios técnicos, para que os sócios possam decidir pelo melhor caminho. Muitas vezes o melhor é somar para multiplicar (incorporação). Em outros casos, o mais interessante é a divisão (cisão), que nem sempre traz em si o sentido de recuo ou de esmorecimento, muito pelo contrário, normalmente é a potencialização das partes para controlar o todo.

Os fatores que levam à reestruturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com