TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Trabalho Universitário: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

ALUNOS E RA’S

MYLENA MACHADO KANOFF- 293316

ALUNOS E RA’S

MYLENA MACHADO KANOFF- 293316

ELISANDRA MARIA BOLLER -000000

CLEITON PEDROSA ALTENHOFER - 000000

MÁRCIA BOFF - 000000

JULIANA DOS SANTOS DIAS - 000000

Sumário

1. Introdução ............................................................................................................2

2. Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos .......3

2.1. Definição e Classificação ..............................................................................3

3. Reorganização Societátiaria..................................................................................4

3.1. Transformação...............................................................................................5

3.2. Inconrporacao.................................................................................................5

3.3. Cisão ..............................................................................................................5

3.4. Fusão .............................................................................................................6

4. Contabilização no Imposto de Renda e ContribuiçãoSocial ...............................6

4.1. Imposto de Renda Diferido ...........................................................................6

5. Contabilização de Juros sobre o Capital ..............................................................7

5.1. Base de Calculos............................................................................................8

6. ConsideraçõesFinais ............................................................................................9

7. Referências Bibliográficas ..................................................................................10

Introdução

As empresas por questões administrativas e de gestão de seus negócios, em havendo excesso de recursos financeiros e quando suprido as necessidades de giro operacional da entidade, quer seja em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, direcionam suas sobras temporárias de capitais para as aplicações em títulos e valores mobiliários.

A transformação, incorporação, fusão e cisão é um instrumento que se pode usar como planejamento tributário, e um meio eficiente de reduzir a carga tributária, o processo produtivo e até mesmo a logística, aumentando a sua competividade.

O Imposto de Renda Diferido de acordo com o Princípio Contábil da Competência, se a contabilidade já reconheceu uma receita ou lucro, a despesa de Imposto de Renda deve ser reconhecida nesse mesmo período, ainda que tais receitas e lucros tenham a sua tributação diferida para efeitos fiscais, ou seja, o Imposto de Renda incidente sobre elas será pago em períodos futuros.

Juros objetivam evidenciar uma maneira a mais de remuneração do capital. Além do lucro líquido atribuível aos sócios e/ou acionistas, o juros sobre o capital próprio é uma das formas de rendimentos do capital investido pelos sócios e/ou acionistas, sendo um direito dos investidores.

Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e outros Ativos

Os valores mobiliários são documentos emitidos por empresas e outras entidades que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários.

Para as entidades que os emitem, os valores imobiliários representam uma forma de financiamento alternativo, enquanto para os investidores são uma forma de aplicação de poupança que se caracterizam por uma grande variedade de níveis de risco e de potencialidade de credibilidade.

Os empréstimos recebíveis normais de transações comuns são como contas a receber de clientes, fornecedores, contas de impostos a pagar, etc. que continuam registrados pelos seus valores originais conforme regras anteriores, sujeitos as provisões para perdas e ajustes a valor presente. Não está destinada a negociação e a entidade fica com eles até o vencimento. A apropriação de receitas ou despesas para esses instrumentos se da pela taxa efetiva de juros.

Verificamos que os investimentos mantidos até o vencimento, são aqueles para os quais a entidade demonstre a intenção e mostre, objetivamente, que tem condições e manter essa condição, que continuam também como antes: registrados pelo valor original mais os encargos ou rendimentos financeiros.

O ativo financeiro ou passivo financeiro mensurado ao valor justo por meio do resultado, composto pelos ativos e passivos financeiros destinados a serem negociados e já colocados nessa condição de negociação, a serem avaliados ao seu valor justo, com todas as contrapartidas das variações nesse valor contabilizadas diretamente no resultado. Nesse grupo estão incluídos todos os derivativos;

Portanto os ativos financeiros disponíveis para venda são constituídos pelos ativos financeiros a serem negociados no futuro, a serem registrados pelo “custo amortizado” e, após isso, ajustados ao valor justo. As contrapartidas do ajuste pela curva (encargos e rendimentos financeiros) vão ao resultado e, após isso, os ajustes ao valor justo ficam na conta de patrimônio liquido ajustes de variação patrimonial até que os ativos e passivos sejam reclassificados para o item anterior ou efetivamente negociados, o que ocorrer primeiro.

Definição e Classificação

 Títulos de Crédito

São papéis emitidos por entidades financeiras ou por entidades não financeiras com objetivo de captação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com