TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Casos: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Polo de Juazeiro da Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadores: José Ailton Siqueira

Professor (a) EAD: David Hugo

Autor do Desafio: Adilson do Carmo Bassan.

Introdução

A disciplina de Contabilidade Avançada tem como objetivo fornecer um conjunto de conhecimentos necessários à compreensão e leitura das Demonstrações Financeiras das empresas. A mesma privilegia interpretação da informação financeira, em detrimento da sua construção, e tem como preocupação permanente a discussão dos conceitos normalizados e teóricos associados relato financeiro.

A literatura sugerida por esta etapa no geral, propõe um estudo que parte dos objetivos para melhor entender os conceitos de títulos de crédito, valores mobiliários, aplicações financeiras e uma melhor definição de investimentos.

Vamos entender também sobre a reestruturação societária e buscando exemplificar o que é uma incorporação, fusão e cisão. Buscando também o entendimento sobre a contabilização do imposto de renda e da contribuição social e informações de juros sobre o capital próprio.

Etapa 1

O que são Títulos de Crédito?

São papéis emitidos por entidades financeiras ( letras de câmbio, certificados de depósitos bancários etc.) Ou por entidades não financeiras ( debêntures) com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.

O que são Valores Mobiliários?

São papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação no patrimônio ( bônus de subscrição ou partes beneficiadas).

Classificação Contábil de Títulos de Credito e Valores Mobiliários

Os ativos circulantes são as aplicações de curto prazo ( valores e direitos). Considera-se de curto prazo aqueles direitos vencíveis no prazo de um ano, contado a partir da data do levantamento dos balancetes mensais e dos balanços patrimoniais.

Direitos, Créditos ou Clientes - São títulos de crédito ( duplicatas, notas promissórias), quaisquer valores mobiliários e os outros direitos contra clientes . No PADRON os Direitos ou créditos estão subdivididos em clientes – créditos a receber, créditos vencidos a liquidar e outros créditos.

O que são Aplicações Financeiras? E qual a Classificação Contábil?

São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de credito com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós- fixado. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado às taxas contratadas. Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.

As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.

O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:

No ativo circulante:

a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);

b) como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.

No realizável a longo prazo:

a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.

O que são Investimentos? E qual a Classificação Contábil?

São aplicações de recursos em bens de natureza não monetários representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento pré-determinada. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e venda.

No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.

Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse).

Será, no entanto, presumida a intenção de permanência sempre que o valor registrado no ativo circulante não for alienado até a data do balanço do período-base seguinte àquele em que tiver sido adquirido o respectivo direito.

Etapa 2

Incorporação

“É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações” (art. 227 da Lei 6.404/76). Nesta modalidade a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a personalidade jurídica. Esse processo pode acontecer por duas modalidades: a) a incorporadora compra da maioria ou a totalidade do capital social da empresa incorporada; b) ou a incorporadora entrega aos acionistas da incorporada uma quantidade de ações que corresponda ao valor do patrimônio da sociedade que desaparece.

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com