TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada I

Trabalho Escolar: Contabilidade Avançada I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

As Demonstrações Contábeis são demonstrações preparadas por profissionais contábeis, sendo umas das mais importantes funções que o contador exerce, pois são preparadas e apresentadas para os usuários internos e externos em geral, tendo em vista cada um com suas finalidades distintas e necessidades diversas.

As Demonstrações Contábeis, também conhecidas como Demonstrações Financeiras são apresentadas de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.

Devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.

Em nosso trabalho apresentaremos as demonstrações financeiras na pratica, os conceitos e os resultados, com operações entre empresas, visualizando como as demonstrações contábeis são consolidadas.

I – INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E EM CONTROLADA

1.1 – Pronunciamento Técnico CPC 18 – Investimento em Coligada.

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas e definir os requisitos para a aplicação do método da equivalência patrimonial quando da contabilização de investimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto.

 Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantem influência significativa, sem chegar a controla-la, onde sua influência significativa (existência de poder de participação e nas decisões financeiras) será permitida quando a possuir mais de 20% do capital da entidade;

 Controlada é a entidade na qual a controladora tem o poder para assegurar preponderância em suas deliberações sócias e de eleger a maioria de seus administradores;

 Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fosse uma única entidade econômica.

 Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle.

 Demonstrações Separadas são aquelas apresentadas por uma controladora, um investidor em coligada ou um empreendedor em uma entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos são contabilizados com base no valor do interesse direto no patrimônio (direct equity interest) das investidas, em vez de nos resultados divulgados e nos valores contábeis dos ativos líquidos das investidas. Não se confundem com as demonstrações contábeis individuais. (Consultar Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas.)

 Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.

 Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com