TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Universitário: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Entidade 4

2.1.1 continuidade 4

2.1.1.1 Competencia 4

3 Caixa 4

3.1Competencia 5

3.1 .1Métodos de Avaliação de Estoques 5

3.1.1.1 PEPS 5

3.1.1.1.1UEPS 6

3.1.1.1.1.1Custo Médio Ponderado 6

4 Reconhecimento da receita.......................................................................................6

4.1 Deduções de receitas ............................................................................................6

4.1.1 Impostos e contribuições na compra e na venda................................................6

5 Aplicações Financeiras..............................................................................................6

5.1Juros Compostos.................................................................................................... 6

5.1.1 Demonstrações Contábeis Obrigatórias..............................................................6

5.1.1.1 Funções do Conselho Regional de Contabilidade...........................................6

6 CONCLUSÃO 7

7 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.

Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: "destaca que a Contabilidade Comercial é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".

As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ENTIDADE

Uma entidade de contabilidade é uma empresa particular, que tem uma entidade separada (identidade) dos proprietários e gestores que são uma parte da grande organização. “uma entidade de contabilidade é uma unidade claramente definida econômica , que se engaja na identificação das atividades econômicas, controla os recursos econômicos e é distinto de suas relações pessoais dos seus proprietários ou funcionários.

Entidade contábil separa uma unidade de negócio de outro e também separa do negócio e da organização dos proprietários. A contabilidade estados entidade princípio de que mesmo quando o negócio é propriedade de um único proprietário, suas relações pessoais e das operações têm de ser mantidos separadamente dos resultados do negócio. A entidade contábil ou jurídica dá uma identidade jurídica distinta para o negócio. Essa identidade permite que o negócio de processar ou ser processado em seu próprio nome . A entidade contábil permite a contadores para determinar a condição financeira da empresa.

2.1.1 CONTINUIDADE

Tal princípio diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta. As Demonstrações Contábeis são estáticas, não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subseqüentes, a vida da empresa é continuada going concern, até circunstância esclarecedora em contrário. Seus Ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que têm em gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suas operações, e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.

Caso ocorra situação desfavorável a entidade poderá ser investigada pelo conselho de contabilidade, podendo conseqüentemente ser encerrada, terminando suas atividades empresariais.

2.1.1.1 COMPETÊNCIA

Quando as atividades das entidades se desenvolvem ordinariamente, sem evidência de sua interrupção definitiva, afirma-se que a entidade está em continuidade do ponto de vista contábil. A Contabilidade se utiliza de relatórios denominados Demonstrações Contábeis para exibir a informação contábil resultante dessas atividades, conforme suas peculiaridades, em

diferentes períodos e para diferentes usuários.

Por intermédio da demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial, a Contabilidade exibe o patrimônio da entidade contábil em um determinado momento no tempo (data-base), comumente 31 de Dezembro de cada ano. Dessa forma, sem a interrupção das atividades da entidade,os usuários podem examinar a informação contábil de seu

interesse e tomar decisões, por exemem qual empresa investir, quanto investir, em qual título investir, etc. Esse estado contínuo das atividades das entidades é

um fato que requer explicação clara e precisa por parte da Contabilidade através de teorias científicas e não com base no senso comum, considerando que todo fato e toda observação pressupõem teorias, “O senso comum é um conjunto de informações não-sistematizadas que aprendemos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com