TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Artigos Científicos: Contabilidade Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do norte do Paraná

Sistema de ensino conectado

Ciências Contábeis

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Contabilidade Comercial

Dep. 3° Semestre

Araranguá, 07 de outubro de 2013

1 .Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. Definições conceituaisdos princípios da contabilidade

2.2. Regime de apuração

2.3.métodos de avaliação de estoques

2.4. Operações com mercadorias e imposto

2.5. Operações financeiras

2.6. Demostrações contábeis

2.7. Contabilidade e suas perspectivas.

3. Conclusão

4. Bibliografia

1.1. No decorrer da historia podemos observar que todas as profissões tendem a exercer seu objetivo com excelência mesmo com tantas diferenças entre elas todas tem um objetivo o cumprir.

O médico tem o dever de cuidar da saúde do seu paciente, o policial tem o dever de cuidar da segurança da população, e entre outras que também exercem papeis fundamentais na sociedade.

A contabilidade por sua vez tem o dever de informar, orientar seu cliente para uma possível tomada de decisão. Neste texto veremos quão importante é o trabalho do contador para a empresa e quais princípios contábeis a serem utilizados em cada situação entre outros aspectos.

2.1.Começando nosso desenvolvimento vamos abordar o seguinte principio: O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto Contabilidade afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Segundo esse princípio, os patrimônios da pessoa jurídica (Línea Comercio de Moveis LTDA) não se confundem com o dos seus sócios ou proprietários, assim também ocorre nas demais empresas que atuam no sistema contábil da entidade, Portanto, a Contabilidade da pessoa jurídica deve registrar somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio desta e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios.

O Princípio Contábil da Continuidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.

Isso não significa que em nenhuma situação se abandona a ideias da continuidade; é claro que quando existirem evidências de que a empresa irá se descontinuar em decorrência de dificuldade financeira, de deliberação dos próprios sócios ou de qualquer outra causa, esse fato terá então de ser necessariamente considerado. Entretanto, a partir do momento em que se trabalha com a hipótese de descontinuidade da empresa, a maioria dos demais princípios contábeis passa a não ser mais utilizada, e os princípios de avaliação e de classificação das demonstrações contábeis alteram-se completamente.

Por exemplo, se não fosse a existência do Princípio Contábil da Continuidade, simplesmente não seria possível ter-se uma boa parte das despesas antecipadas, ou, ainda, o Imobilizado registrado pelo valor de aquisição. Na hipótese da descontinuidade, a única forma possível de avaliar os elementos ativos de um patrimônio é com base nos seus possíveis valores a serem obtidos em caso de sua efetiva alienação ou liquidação.

O regime de competência é um princípio contábil, que deveser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.

2.2. No regime de apuração de caixa assim como nas demais empresas a Línea Comercio de Moveis LTDA não utiliza esse sistema por ele só ser aceito em entidades sem fins lucrativos mais conhecimento desse regime podemos observar que na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa. No regime utilizado na nossa empresa ocorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas.De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores. Nas entidades com fins lucrativos são fundamentais os conceitos de custo e receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.

Veja o exemplo abaixo:

Despesas Receitas

Salários e Encargos 29.000,00 Aluguéis 4.500,00

Salários e Encargos 4.000,00 Alugueis 700,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com