TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Universitário: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Princípios da Contabilidade 4

2.2 Regime de Apuração 5

2.3 Métodos de Avaliação de Estoque 6

2.4 Operações com Mercadorias e Impostos 7

2.5 Operações Financeiras 9

2.6 Demonstrações Contábeis 11

2.7 Legislação Profissional 12

8 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é o setor da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para análise de futuras decisões.

A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e o pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.

As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

2 DESENVOLVIMENTO

A existência da Contabilidade Comercial vem a ajudar na tomada de decisões dentro e fora da empresa devido ao seu fornecimento de informações úteis. Apesar de sua antiguidade, ela sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registrados e forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

A Contabilidade Comercial é tratada com suas especificidades, sendo relacionada com o acompanhamento das vendas, conciliando-as com o faturamento, os recolhimentos de impostos, as despesas operacionais e administrativas, a fim de diagnosticar com mais rapidez as oscilações que por ventura ocorrem de um período para os outros e suas possíveis correções. Com relação à parte financeira, a empresa precisa saber se o lucro das atividades comerciais está dentro das metas planejadas, se está remunerando adequadamente o capital próprio que investiu no negócio.

Uma opção de controle financeiro é a implantação de um fluxo de caixa, que antevê a escassez ou excesso de recursos em caixa. Através desta ferramenta, sabemos se há recursos suficientes para expandir o empreendimento (reinvestir), se há necessidade de captação de capital de terceiros, enfim, uma série de dados e informações gerenciais que podem ser extraídos desse demonstrativo para tomada de decisões.

2.1 Princípios da Contabilidade

Os Princípios da Contabilidade são um conjunto de leis de formação que governa a Contabilidade e serve para orientar a prática profissional e deixar mais fácil a utilização da contabilidade no dia a dia.

As leis da Contabilidade representam as teorias da ciência da contabilidade facilitando a utilização da mesma, no seu objetivo que é estudar o patrimônio de uma entidade.

Os princípios originaram-se da necessidade de estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, permitindo aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.

Os Princípios Contábeis do Brasil foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela resolução CFC 750/93 e aperfeiçoado pela resolução CFF 777/94.

Segue abaixo análise de cada princípio:

a) Entidade – Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

b) Continuidade – São todas as diferenças, as situações pelas quais passam o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação. Mutação do patrimônio quantitativamente ou qualitativamente.

c) Competência – Tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio líquido, estabelecendo assim diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da Oportunidade.

2.2 Regime de Apuração

É através do Regime de Apuração que se conhece o resultado de um exercício, confrontando o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. E para tal ato é adotado um regime contábil específico que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício. E os dois regimes contábeis que disciplinam a apuração do Resultado do Exercício são:

a) Caixa - É considerado nesse regime apenas a movimentação financeira (entrada e saída de dinheiro efetivamente), onde as receitas são registradas na entrada de dinheiro. Esse regime é permitido a Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e aquelas empresas que apuram o imposto de renda pelo lucro presumido.

b) Competência – Nesse regime, as receitas e suas despesas obedecem à competência (mês ou exercício) de sua ocorrência, independentemente do recebimento ou pagamento (baseado no fato gerador). É obrigatório esse regime para Sociedades Anônimas e para aquelas que apuram o imposto de renda pelo Lucro Real. Para as demais é facultativo.

2.3 Métodos de Avaliação de Estoque

Os Métodos de Avaliação de Estoque são procedimentos necessários ao registro da movimentação do estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com