TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Artigo: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUCAO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 CODIGO DE ETICA DO CONTADOR...................................................................5

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................7

2.3 A SITUACAO ECONOMICA DA ORGANIZACAO, OS DADOS PRESENTADOS ATE SEU FECHAMENTO E APÓS SUA REABERTURA COMO UMA NOVA MARCA........................................................................................................................9

2.4 A EXPANSAO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE......................10

2.5 ASPECTOS ETICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRATEGIAS E ARGUMENTOS DOS RESPONSAVEIS PELA EMPRESA.......................................11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

4 REFERENCIAS.......................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Ética é uma palavra de origem grega (éthos) que significa propriedade do caráter, no qual o sujeito age dentro dos padrões convencionais, mantendo um adequado proceder e não prejudicando o próximo. É cumprir os valores instituídos pela sociedade em que se vive. Sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam (código de ética do sócio da cooperativa de trabalho dos consultores e instrutores de formação profissional, promoção social e econômica ltda – coopifor).

A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade (Vasquez, 1995). Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Para este ficar marcado pela desconfiança, basta uma falha, uma escorregadela (Jacomino, 2000).

A ética profissional é o conjunto de normas de conduta que necessitarão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Ela é conhecida como ação "reguladora", tendo como agente o respeito e o sigilo do desempenho de todas as profissões. É a forma de relacionamento do profissional com sua freguesia, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão. A ética profissional obedece aos princípios que administram a honestidade, a moral, o respeito, a competência, a prudência, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento pessoal e interpessoal (Andrade, 2013).

O órgão responsável por regulamentar à profissão contábil recebe o nome de Código de Ética Profissional do Contador, deve ser seguido tanto pelos Contadores, quanto pelos Técnicos em Contabilidade. O Código define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe, as penalidades a serem aplicada caso necessário (Código de Ética Profissional do Contador). Pode ser entendido como uma relação ¬das práticas de conduta que se espera que sejam observadas no exercício da profissão, logo, o código de ética profissional do con-tabilista determina conceitos básicos de direitos e deveres dentro da profissão, que devem ser cumpridos (Fortes 2002).

2 DESENVOLVIMENTO

O caso Schincariol ficou conhecido inicialmente por se tornar a segunda maior produtora de cervejaria do país com 7 fábricas em plena atividade, conseguindo obter respeito e admiração de toda a sociedade brasileira. Possuíam um direcionamento, mantiveram grandes investimentos e em três anos o grupo multiplicou quatro vezes o seu tamanho. Com o crescimento logo veio às denúncias de fraudes e sonegação de impostos e com uma mega operação em 2004, formada por agentes da Polícia Federal e da Inteligência da Receita Federal, foi descoberto um grande esquema de sonegação de impostos. A empresa já possuía uma acusação feita pelo Ministério Público Federal de São Paulo por crimes contra a ordem tributária e fraudes contábeis. A operação realizada tinha em vista desmantelar uma rede de sonegação de impostos como PIS, ICMS, IPI, COFINS e IR. Tributos com incidência cumulativa – PIS, COFINS, CPMF, ISS, IOF e CIDE respondem por 22% da arrecadação global. São tributos que causam grandes distorções por que são de baixa transparência, alteram fortemente os preços relativos das mercadorias, estimulam a verticalização das empresas e conduzem à ineficiência à locativa.

2.1 CODIGO DE ETICA DO CONTADOR

Art. 1º. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. (redação alterada pela resolução CFC nº 1.307/10 de 09/12/2010)

a) Capitulo II do código de ética do contador Citar ao menos três itens do Código de Ética do contador (deveres e obrigações), que foram infringidos pelo contador, justificando sua resposta.

De acordo com o Art. 2º do Código de Ética Profissional do Contador, que regulamenta os deveres do profissional da contabilidade, observamos que os contadores responsáveis infringiram os seguintes itens:

I – Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica;

XI- Comunicar ao CRC, fatores necessários ao controle e fiscalização profissional;

XII- Auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

Quando é descoberta a sonegação ou quaisquer outros crimes contábeis, além de responder a processo criminal, os empresários têm que pagar mais do que pagariam em situação normal, pois as multas e os juros de mora aplicados duplicam e podem até triplicar o valor dos impostos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com